Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pedro Alberto Skiba

paskibagmail.com;diretoriajornalevolucao.com.br

Pedro Alberto Skiba (Reticências)

Diretor do Jornal Evolução

Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil

Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)

Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)

Vice-presidente do Conselho Deliberativo  da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)

Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)

Consul do Poetas del Mundo

Veja também Sociedade, clique aqui.


Veja mais colunas de Pedro Alberto Skiba

ZOOM SOCIAL- por Pedro Alberto Skiba - 26 de setembro de 2017

Terça, 03 de outubro de 2017

                    Belas mães, lindas filhas

"Amor de mãe vence preconceitos, supera os limites, enfrenta todos os desafios e te ajuda a vencer. Amor de mãe, só Deus para entender. Simplesmente amor."

Luana que completou 15 anos. ganhou da mãe Jaqueline Michel, a companhia e uma viagem para a Disney. Felicidade completa.

 

 


1º Encontro dos descendentes de Thomaz e Catarina Skiba

Joinville, 23 de setembro, Sociedade Esmeralda, e aos poucos vão chegando os convivas, os parentes, uns mais tímidos, outros mais soltos, alguns conhecidos e outros se apresentando. Foi uma grande oportunidade para que os unidos por laços de sangue ou os agregados que vieram somar e semear novos ramos, mas que nas suas histórias sobrou um pouco do SKIBA que irá germinar em outras gerações, mesmo que seja nos rascunhos, nas fotos já não tão amarelecidas pois em desuso, mas que o Google se encarrega de protegê-las do tempo e guardar em alguma nuvem. Repito o que cantava autor desconhecido: Tempo bão, não volta maisSaudades de outros tempos iguaisAiaiaiaiai
A inspiração e a motivaçãoTudo começou com a divulgação desta foto onde estamos eu, o primeiro agachado meu irmão Luiz Carlos o terceiro em pé,  o garotinho mascote Sérgio Thomaz Crestani, primo.

 

 

 

Tudo começou com eles

 


 

Thomaz Skiba - Nasceu na Áustria em 30 de agosto de 1888. Casou-se em 14 de novembro de 1914, com 25 anos de idade em São Bento do Sul. Era então operário. Naturalizou-se brasileiro em 04 de setembro de 1915. Em 16 de junho de 1942, segundo a caderneta de empregado, sua profissão passou a ser Mestre de Linha 1ª Classe (ferroviário). Seus pais foram Marcos e Helena Skiba.

Catarina Laba - Nasceu na Áustria, filha de João Laba e Josepha Laba. Casou com Thomaz aos 22 anos de idade.


Desta união nasceram os seguintes filhos:

Miguel Skiba casado com Maria de Sá


  

Descendentes de Miguel Skiba e Maria de Sá Skiba

 



Martin Skiba - Casado com AméliaAusentes


João Pessoa Skiba (Guito) - casado com Sila LindmeyerAusentes


Julia Skiba - casada com José Lupack

 

  Descendentes de Julia e José Lupack


Helena Skiba (Nuna) - casada com Napoleão Simplício dos SantosAusentes


Izaltina Skiba - casada com Olivero da Silva Fróes 

 

    Descendentes de Izaltina Skiba e Olivero da Silva Fróes  

 

     Aracy Skiba - casada com Bernardino Crestani (Neno)

 

 Descendentes de Aracy Skiba e Bernardino Crestani


Juracy Skiba(Jura)- casada com Pedro RutelionesAusentes


Guiomar Skiba - casada com Victor do Paraná Dourado

Ivan do Paraná Dourado, filho de Guiomar e Victor do Paraná Dourado com a prima Anita

Darcy Skiba (adotiva) - casada com Vespasiano Crestani (Neco)Ausentes


Momentos

 

 

                                   Nenhum de nós é melhor que todos nós juntos










História do sobrenome SKIBA

 

  1. Não foi antes do início da Idade Média que sobrenomes foram usados a fim de distinguir entre membros da família levando o mesmo nome pessoal, ou de batismo. Com o crescimento da documentação no final da Idade Média, tais nomes ficaram essenciais, e sua pessoa cujo nome distinto descrevesse o seu negócio, seu lugar de residência, o nome do seu pai, ou alguma característica pessoal ou física, passaram aquele nome para seus filhos, e o sobrenome ficou hereditário. O sobrenome polonês SKIBA é de origem ocupacional, pertencendo aquela categoria de nomes baseado no tipo do trabalho que alguém fez ou a profissão. Neste caso, o nome tem origem na palavra "SKIBA" que possuíam fazendas e ranchos na Polônia Medieval. Tais sobrenomes geralmente incluíam nomes de pássaros, animais, árvores, ferramentas de fazenda e muitos outros nomes associados com terra e seu cultivo. O sobrenome SKIBA é  encontrado em pequeno número na Polônia, mais comum são suas variantes SKIBINSKI e SKIBNIEWSKI. 
  2. Brasão: Guirlanada de rosa de prata entre três peças de arado. 
  3. Tradução: A rosa denota beleza, graça, esperança e alegria. As peças de arado denotam INDÚSTRIA E PROPÓSITO,
  4. ELMO: Cinco plumas de avestruz de prata.
  5. Tradução: Prateado (branco) significa paz e sinceridade. Origem Polônia.

1ª Skiba Festin

           

                                         Joinville, 23 de setembro



Tenha orgulho de seus humildes antepassados (autor desconhecido)
São as pessoas humildes que eu procuro,O sal da Terra, por assim dizer,Aqueles que domaram o solo bruto,E fizeram neles a semente florescer.
São estes que eu gosto de encontrar,Quando mergulhada na estrada da genealogia.E é por apenas por orgulho que me deixo levar,Refazendo seus passos para assim os imortalizar  
 Aqueles que buscam o passado com sonhos de glóriaDe encontrar heróis e ducados em cada história,Não devem jamais se desapontarAinda que descobrirem que os humildes tataravozinhosTinham somente as estrelas para contar.


Os nossos ancestrais poloneses eram, em sua imensa maioria pobres e humildes, embora extremamente corajosos. A história nos mostra que os imigrantes sofriam toda sorte de privações.Ao buscarmos as raízes por certo não vamos encontrar nobreza titulada com direito a honras e glórias. Se formos guiados pela sensibilidade, no entanto, certamente encontraremos muita nobreza de alma nessa gente sofrida.
GRATIDÃO A DEUS, AOS ANTEPASSADOS E AOS PAIS É A BASE DA VIDA DO SER HUMANO
Para ser feliz, o ser humano precisa manter firme o alicerce da Vida, e isso consiste em AGRADECER a Deus, aos Antepassados e aos pais. Nós viemos a este mundo pelo poder de Deus, através de nossos antepassados e nossos pais, e devemos manter o sentimento de gratidão a eles. A base de vida de uma pessoa mantém-se firme quando ela presta reverência a Deus, ora pelo bem-estar dos antepassados e é dedicado aos pais.
Podemos nos dar as mãos e rezar um Pai-Nosso pelo nosso encontro, por todos que nos possibilitaram estar aqui hoje. Nossos amados antepassados.

 

 

Outros momentos

 

     Casamento do Tio Neno e tia Araçy- só no guaraná

     

                   Pedro e Zuleika 22-04-1967

 

 

        Miguel Skiba, o sobrinho Edésio e o pai Napoleão, com o produto da caçada

 

     

                       Yeda Skiba Rodrigues, a mais idosa dos presentes

 

                    As netas do Sérgio e Lonita -Valentina e Catarina (Tsu e Nami) 

 

      

                                     Primo Nando o mais idoso presente

 

             

              A camiseta personalisada de Pedro, Zuleika, filhos e neto

 

 

                              Vó Catarina com uma das netas

 

       

              Se eu me conhece assim tinha me adotado (Pedro A. Skiba)

 

Os irmãos Sergio e Fernando Crestani, com as mulheres Ana Maria, Lonita e as netas Valentina e Catarina (Tsu e Nami)
               

Até 2018 se Deus quiser, e Ele há de querer!Vamos encher baldes de lágrimas de saudades, esvaziar barris de chope de alegria, mas nem uma só lágrima de remorso e arrependimento. Celebrar a vida é estar de bem com Deus em em paz com nossos corações. (PEDRO ALBERTO SKIBA)




Gente que é notícia

 Dione Baumgartner Mousquer, Ingelore Gesser (comemorando seus 50) e Aline Fontana




 Herbert Werka, Jota Pierin e Cristiano Berti os fortes da 87,9


 

  Maira Pacheco e Rafael Rodrigues curtiam o Rock in Rio


A bela Nicole Torret Rocha e o vice governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, que no domingo, 24, casaram-se em cerimônia reservada para familiares em Laguna no Sul do Estado.

 


Posse


Advogado são-bentense, Jonny Zulauf, na sexta-feira, 29, às 19:00, no Centro de Eventos do Hotel Golden Executive, em São José-SC, será empossado como presidente da FACISC - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

 


Jantar Italiano

No próximo dia 07 de outubro, no Rancho dos Buchmann em Rio Negrinho, Jantar beneficente em pról das Associação dos Portadores de Parkinson. Cardápio italiano preparado por grupo do Circolo Italiano de Taió e animação musical de Francis Kamienski e seu sax. 


Guiness

São Bentro do Sul ganhou notoriedade e registro no Guiness, pela produção da maior Cuca de Banana do Brasil. Foram 144 metros em alusão ao 144 anos de aniversário do Município. O presente foi do Grupo Germânia e da SOS Gourmet.


ABAV 2017 –

 Em São Paulo, tendo como palco  novamente o pavilhão do Anhembi, acontece de 27 a 29  deste mês a 45a ABAV Expo Internacional. O evento, a  exemplo de anos anteriores, deverá reunir autoridades,  dirigentes e membros do trade de todo o País, além de  expositores estrangeiros.  Paralelamente, será realizado também, no mesmo  local, o 48o Encontro Comercial BRAZTOA.

 


Turismo Sustentável

 Estão abertas as inscrições  gratuitas para a II Jornada de Turismo Social Sesc, que  acontece nos dias 9 e 10 deoutubro, em Florianópolis. O  objetivo do evento é ampliar a  compreensão do conceito de  Turismo Sustentável, promover a  reflexão da atividade turística como uma estratégia eficaz  de conscientização e preservação ambiental, além de  compartilhar boas práticas que valorizam o aspecto  inclusivo, humanista e sustentável. Programação e  inscrição pelo site www.sesc-sc.com.br/jornada. 

O melhor da Oktoberfest está no Camarote The Basement mit Eisenbahn




Curtir a melhor festa alemã do Brasil já é bom. Mas, aproveitar a 34ª Oktoberfest no Camarote The Basement mit Eisenbahn certamente é uma experiência para nunca esquecer. Isto porque, para este ano, o local mais badalado e bem frequentado traz novidades imperdíveis.
A começar pela nova localização do Camarote, agora no pavilhão 2 da Vila Germânica, com mais espaço serão 400 m2 de conforto em uma excelente estrutura com dois pavimentos, divididos em "Espaço Festa" e "Espaço Biergarten", com uma exclusiva vista do palco principal do pavilhão 2. O melhor lugar da Oktoberfest disponibiliza serviço all inclusive, com open bar premium da Eisenbahn e alimentação com cardápio assinado pelo Pub The Basement. Tudo isso em ambiente climatizado e com banheiros exclusivos, além da comodidade de um guarda volumes para os clientes. “O Camarote Oktoberfest será o melhor lugar para se estar em outubro. Reuniremos em um mesmo espaço serviços de alto nível, uma estrutura exclusiva com muito conforto para os nossos clientes e como sempre muita gente bonita”, afirma Fernando Ligório, diretor da Voe Ideias, a agência que assina o Camarote, pelo terceiro ano consecutivo.

 




VAMOS FAZER UMA SÃO BENTO DO SUL MELHOR. SÓ DEPENDE DE NÓS.

 

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA