Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Tive a grata satisfação de ler a sua coluna no jornal Evolução. Apresentando-me - meu nome é Rosana, tenho 39 anos, filha legítima desta linda cidade que é São Bento do Sul, sou assistente administrativa e curso a faculdade de Administração na Univille. Fico imensamente feliz ao poder pegar uma leitura sadia e me deliciar com os vários tópicos abordados em seu jornal, evito apenas entrar em páginas policiais, pois não tenho interesse em saber das desgraças que acontecem em nossa cidade e região, embora também tenham lá sua importância, a de alertar. Me deliciei com a leitura desta edição, na coluna Variedades ("Triste Realidade"): é bem isso que acontece daquele tempo até agora - e onde irá parar? Nas "Reticências", com relação à sua tolerância zero, outro dia, numa reportagem, havia um sujeito encontrado morto, com vários tiros e enterrado em uma cova rasa. O policial, veja só quem, teve a ousadia - ou a burrice, entenda-se como quiser - de falar que "(...) foi encontrado morto com vários tiros na cabeça e enterrado (...) suspeita-se de homicídio". Ah, é brincar com nossa inteligência! Então o sujeito pegou a arma, deu tiros na cabeça e depois se enterrou sozinho! Gente... que é isso. É ter mais que tolerância, é ter paciência, pois, se tiver forças, é de matar de tanto espancar um 'policial' desta estirpe. Sou do tempo em que se usava caderno de caligrafia para ter uma letra bonita, em que se lia tudo o que passasse por sua mão, seja um artigo de revista, jornal ou um rótulo de produto (dando imenso mérito a uma professora que tive no ginásio, D. Edila Guesser, que nos orientava a ler, ler e ler...). Hoje, no computador, já não se conversa mais, é somente aquele diálogo de:
- oi...
- e aí..
- *******
- (Bichinhos e coraçõezinhos...).
Valha-me, Deus! Então, Sr. Pedro, somente gostaria de parabenizá-lo pela sua equipe, sua seriedade com que conduz este meio de comunicação. Parabéns, trazer pessoas, mulheres inteligentes como a Sra. Andrea para falar de si mesma sem precisar se vangloriar de ser uma grande mulher, reportagens sobre animais, sobre os fatos importantes, sobre prestação de serviços, enfim, um jornal de categoria. Obrigada, Sr. Skiba - e novamente parabéns".
Rosana Claudia Kerscher
Auxiliar Administrativo
São Bento do Sul
********************************************************
Vereadores - só 8 vagas em SBS
É o que afirma um grande número de eleitores com quem conversei. Este será o saldo das vagas caso duas figuras de proa que estão estudando decidam por se candidatar. Será tiro dado e bugio deitado. Depois eu conto. Não quero atrapalhar os planos.
********************************************************
Exemplo
Será dia 6 de junho a eleição da nova diretoria da Associação Empresarial de Joinville. Mera formalidade. Com apresentação de chapa de consenso, o empresário Udo Döhler vai ser confirmado pela quinta vez para comandar a mais influente entidade empresarial da região norte de Santa Catarina. Enquanto isso, em São Bento do Sul, a cada vez que se escolhe um novo presidente (ainda funciona no regime parlamentarista) é um parto. Os chamados "grandes" nem passam perto. Agora é moda é mais fácil ficar no conselho e alugar alguém para lhes representar. Udo, além de comandar a Acij pela quinta vez, deverá ser o candidato a prefeito da maior cidade de Santa Catarina. Tão pertinho e uma mentalidade tão diferente. É por estas e por outras que nas festivas de posse se nota a diferença pela presença de autoridades.
********************************************************
Só quero entender
Quando começou o furdunço de prende e solta em São Bento do Sul, por conta da determinação judicial de não aceitar mais presos da cidade no presídio de Mafra, falei com o assessor de imprensa da Secretaria de Segurança, que me assegurou que o assunto presídio não era mais atribuição do secretário Cesar Grubba. Na mesma ocasião me adiantou também que esta área seria de atribuição da nova Secretaria de Justiça e Cidadania, a ser comandada pela deputada Ada De Luca. Na sequência o secretário Grubba esteve em São Bento do Sul, quando também, de viva voz, confirmou o que já havíamos escrito. Em reunião anterior, na Acisbs, os políticos que lá se pronunciaram anteciparam esta posição. Até alertei ao presidente Adelino Denk para o endereçamento de ofício, que, como lido, acabaria como chorar em sepultura errada ou mandar lembrança para quem não se conhece. Na reunião sobre Segurança em Mafra, o secretário Grubba sequer apareceu. Estranho que agora que a secretaria de Justiça e Cidadania já foi criada (Ada de Luca tomará posse dia 2 de maio), na reunião da Acisbs de segunda-feira o presidente Adelino informou que terá uma reunião dia 3 de maio com o secretário Gruba para tratar do assunto presídio. Tomara que eu esteja enganado - ou será mais uma viagem infrutífera para escutar alguma nova promessa.
********************************************************
E agora?
Esta nota completa a "Só quero entender". Matéria distribuída pela Assessoria de Imprensa da prefeitura e que está publicada em nosso saite narra que o secretário de Desenvolvimento Regional esteve na semana em São Bento do Sul. Veio anunciar para o prefeito Magno Bollmann a construção de uma UPA em São Bento, na qual inclusive seriam aplicados R$ 3 milhões. Mais do que pertinente a pergunta que se repete: o que vai fazer em reunião com o secretário de Segurança o presidente da Acisbs? Daqui a pouco, ao invés de UPA, teremos que pedir a construção de um manicômio.
********************************************************
Até quando?
Afinal! Até quando vamos ter que suportar esta coisa mais provinciana que é a publicidade em veículos motorizados e sonorizados? Já se discutiu. Já foi feita audiência pública e, de prático, nada. Quem será o macho que vai tomar uma atitude para acabar com esta farra? No sábado, fui acordado às 9:00 por uma moto que anunciava uma loja, na qual com certeza nunca irei comprar. Não me chamem de vadio, pois no sábado de aleluia ser acordado por propaganda é quase como ser malhado no lugar de Judas. Coisa dantesca, agressiva e desrespeitosa. Rádio ouve quem quer. TV assiste quem quer. Esta nota lê quem quer. Agora, o som destas "porcarias" invade sua casa, sua privacidade, não respeita sono de idoso, criança, doente ou quem trabalhou durante a noite. O que é mais prejudicial, que incomoda mais, que mais agride: esta gritaria ou a película no seu carro?
*********************************************************
Via Sacra - nova estação
Ontem fiquei sabendo que as obras para recuperação da escadaria da Matriz já foram licitadas. O dinheiro é público e devido ao Estado ser laico e a Via Sacra ser de cunho religioso o Ministério do Turismo não libera recursos para esta finalidade. Ivana Lampe, diretora de Patrimônio Histórico, me esclareceu que um projeto visando à restauração no valor de R$ 90 mil já foi aprovado pelo Governo do Estado, que devolveu para a SDR de Mafra que é quem deverá liberar o dinheiro. É outra Via Sacra. O prefeito Magno Bollmann poderia mandar um projeto para a Câmara e esta aprovar, inclusive com aqueles recursos que são devolvidos todos os anos. Os vereadores estariam se penitenciando de alguns pecados, com certeza.