Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

UFSC para o Planalto Norte

Segunda, 02 de maio de 2011

Curso da Universidade Federal de Santa Catarina oferecerá cinquenta vagas exclusivamente para alunos da região

 

Clique para ampliar
Professor Wilson Schmidt: depois do contato com os vereadores, objetivo é levar informações da licenciatura também à sociedade civil organizada (Foto Divulgação)
 

Região - Atendendo convite do vereador João Grein (PT), Wilson Schmidt, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou nesta semana, na Câmara Municipal de Canoinhas, o projeto para a implantação, naquele município, do curso de Educação no Campo - modalidade de licenciatura plena. A universidade fará vestibular em junho e a expectativa é que as aulas iniciem já no segundo semestre deste ano. O curso oferecerá cinquenta vagas exclusivamente aos alunos que residem em um dos quatorze municípios do Planalto Norte catarinense (Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras).

"Canoinhas será contemplada com esse projeto-piloto que visa à interiorização desta graduação", explicou Schmidt. As duas primeiras turmas tiveram a parte teórico-pedagógica concentrada na capital do Estado, com aulas de campo, denominadas "tempo-comunidade", sendo realizadas esporadicamente em algumas regiões agrícolas do Estado. A licenciatura pretende formar professores de Educação no Campo nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Natureza e Matemática.

 

DESPESAS

O aluno - aprovado em vestibular - participará das aulas num período de quatro anos e terá as despesas com alojamento, alimentação e deslocamentos custeados pela universidade. Segundo destacou Schmidt, a explanação aos vereadores foi o primeiro contato com a população local. A ideia é levar informações da licenciatura também à sociedade civil organizada.

Em nome dos vereadores, o presidente da Casa, Beto Passos (PT), elogiou a iniciativa e colocou o Legislativo Municipal à disposição da UFSC. "Iniciativas como esta vêm ao encontro das necessidades locais, que clamam por uma educação diferenciada, de valorização dos professores e de formação de profissionais competentes e quem conheçam a realidade da nossa cidade e região", disse. O formado poderá ministrar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA