Empossados passaram por Programa de Desenvolvimento de Líderes, que formou 11 dos 27 diretores da instituição
Florianópolis - O
SENAI de Videira ministrará cursos de iniciação profissional em mecânica, alimentos e administração para 210 estudantes, num total de 1.750 horas de formação profissional. Os cursos integram o Projovem Trabalhador, programa do Ministério do Trabalho e Emprego voltado para pessoas desempregadas, com idades entre 18 e 29 anos e cujas famílias tenham renda per capta de até meio salário mínimo. A realização dos cursos é resultado de contratos firmados com a Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina (Coopesc), com a interveniência da prefeitura de Videira.
Os estudantes são divididos em sete turmas, cada uma com 30 alunos e 250 horas/aula cada. São cinco turmas de iniciação profissional em administração, uma em iniciação profissional em mecânica e outra iniciação profissional em alimentos. Os cursos do SENAI complementam a formação para a cidadania e para a empregabilidade - com aulas sobre apresentação pessoal, relacionamento social - ministrada anteriormente pela Coopesc, que também fez a seleção dos estudantes, em cooperação com a prefeitura. Os estudantes também receberão acompanhamento, transporte, alimentação, uniforme, material didático e uma bolsa em dinheiro para seu custeio para o período da formação.
Sobre o SENAI Santa Catarina Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de educação inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições. No ano de 2010, o SENAI de Santa Catarina registrou em torno de 90 mil matrículas.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Na área de vestuário, realiza consultorias para melhoria do processo produtivo e auxilia no desenvolvimento de coleções.
Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.