420 estudantes desenvolveram paródias, danças, mostra de ruídos e experiências sonoras como forma de conscientizar sobre a importância da prevenção aos problemas de audição
Florianópolis - Paródias, danças, mostra de ruídos e experiências sonoras foram atividades desenvolvidas pelas 14 turmas de aprendizagem industrial da unidade Sul
SENAI em Joinville no Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído - quinta, 27. O objetivo foi conscientizar os estudantes, que estão se iniciando no mercado do trabalho, a respeito da importância da prevenção dos danos causados pelo excesso de barulho, seja no ambiente de trabalho, em tarefas de lazer ou nas demais atividades do cotidiano das pessoas. No total, 420 estudantes se envolveram na ação, que contou com a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde.< br />
Segundo a coordenadora estadual da campanha, a fonoaudióloga Aline Gomes da França, que atua no Cerest em Joinville, as pessoas expostas a pressão sonora apresentam algum tipo de prejuizo de audição. São problemas que "podem vir associados a quadros de insônia, depressão, hipertensão, tontura, dores de cabeça, problemas gástricos e irritabilidade", afirma a fonoaudióloga.
Ao propor as atividades lúdicas, os professores dos cursos de aprendizagem do SENAI incentivaram os estudantes a pesquisar sobre o assunto. O principal resultado foi que os alunos perceberam a importância da prevenção e do uso dos equipamentos de proteção individual.
Os problemas de audição podem surgir em diversas situações. Conforme Aline Gomes da França a exposição ao barulho das ruas, do trabalho e do lazer pode causar irritação e até mesmo perda de audição (temporária ou permanente). Quando o som ultrapassa os 85 decibéis, torna-se nocivo à saúde humana. No caso das atividades profissionais, o uso dos EPIs é obrigatório e pode reduzir ou eliminar os riscos.
Sobre o SENAI Santa Catarina Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de educação inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições. No ano de 2010, o SENAI de Santa Catarina registrou em torno de 90 mil matrículas.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Na área de vestuário, realiza consultorias para melhoria do processo produtivo e auxilia no desenvolvimento de coleções.
Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.