Canoinhas - Para auxiliar na manutenção do Hospital Santa Cruz de Canoinhas e promover a saúde da população, a Prefeitura de Canoinhas faz desde setembro do ano passado o repasse de subvenção para a instituição.
De setembro de 2010 até abril deste ano, o hospital já recebeu do município a quantia de dois milhões e cem mil reais. Este mês, a prefeitura fez o repasse de R$50 mil para a entidade, valor que segundo o administrador do hospital, Gilson Silveira, será utilizado para o pagamento de despesas com medicamentos e manutenção do hospital. "Esse recurso é importante para manter o hospital aberto, atendendo a população que não tem condições", conta o administrador, explicando que hoje cerca de 90% das pessoas atendidas pelo hospital são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que sozinho não cobre as despesas de internamento.
De acordo com o prefeito em exercício, Beto Faria, apesar de ser o menor ente federativo o município tem disponibilizado condições para viabilizar a administração do Hospital. " Estamos aguardando a efetivação da lei estadual proposta pelo deputado Antônio Aguiar sobre a participação do estado na manutenção de hospitais filantrópicos e esperando que haja uma recomposição por parte do governo federal da tabela do SUS para que seja possível melhor remunerar o serviço hospitalar ", explica Faria.
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas, presidido por Derby Fontana Neto, é coordenado pela Beneficência Camiliana do Sul.