Escola no noroeste do país é construída seguindo modelo e experiência do SENAI de Santa Catarina
Florianópolis - O modelo catarinense de educação profissional está sendo implantado na Guatemala, onde, em julho de 2011, será inaugurado o Centro de Formação Profissional (CFP) Brasil-Guatemala. Instalada na cidade de Huehuetenango, no noroeste do país e próxima à divisa com o México, a escola está sendo construída segundo a experiência do SENAI de Santa Catarina. A iniciativa é resultado de cooperação entre os governos dos dois países, o SENAI Nacional e o guatemalteco Instituto Técnico de Capacitación y Produticvidad (INTECAP).
Firmado em junho de 2009, o Ajuste Complementar do Projeto de Cooperação Técnica visa, além da edificação da escola, o fornecimento de mobiliário, equipamentos laboratoriais e de oficinas, a formação de gestores e docentes para as áreas de metalmecânica, produção de alimentos, mecânica automotiva e eletricidade. Quando inaugurado, o CFP será a sexta instituição fora do Brasil que conta com a expertise do SENAI - há unidades semelhantes em Angola, Cabo Verde, Paraguai, Guiné Bissau e Timor Leste, além de outras nove em fase de implementação.
Nos 4 mil metros quadrados de área construída, o Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala contará com 22 laboratórios didáticos, distribuídos em cinco prédios, que terão capacidade para abrigar 1.200 estudantes. A escola ofertará 45 diferentes cursos. Os padrões do SENAI de Santa Catarina vão desde o projeto arquitetônico ao método didático-pedagógico, passando pelo modelo de gestão e por aspectos da infraestrutura como a instalação de computadores conectados à internet e de projetores nos ambientes educacionais.
Especificados pelo SENAI em parceria com o INTECAP, os equipamentos do CFP foram adquiridos de fabricantes brasileiros, o que, a médio prazo, poderá contribuir para a comercialização de bens nacionais no país da América Central. Os quatro primeiros contêineres de maquinário foram embarcados no Porto de Navegantes (SC), no início de fevereiro.
In loco
Desde setembro de 2010, o SENAI mantém um profissional em Huehuetenango. Responsável pela elaboração de projetos de capacitação de professores, coordenadores e gestores e de recursos didáticos, Evande João da Silva permaneceu na Guatemala até dezembro/10. Atualmente, o coordenador brasileiro da unidade é o catarinense Adriano Fernandes Cardoso. As próximas etapas são o estágio no Brasil, de 6 gestores e 8 professores do INTECAP, que irão conhecer as Unidades do SENAI e visitar empresas de grande porte, além da instalação dos equipamentos, que será feita, também, por especialistas do SENAI.
Huehuetenango
Capital de um departamento (estado) homônimo, Huehuetenango está localizada a 270 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país, e a 70 quilômetros da fronteira com o México. O departamento tem 850 mil habitantes, sendo que cerca de 10% residem na capital. A economia é baseada nos setores de agricultura, comércio e serviços. Nos 31 municípios do departamento, são falados pelo menos doze idiomas ou dialetos de origem maia.