Objetivo é inaugurá-lo no primeiro semestre de 2011
Região – Ainda sem nome definido, o roteiro cicloturístico que integrará os municípios do Consórcio Quiriri deve ser inaugurado até a realização do Festival de Outono de São Bento do Sul – ou seja, ainda no primeiro semestre do ano que vem. Pelo menos essa foi a vontade manifestada nesta terça-feira 9 pela diretora de Turismo do governo municipal, Cristiane Nenevê da Silva, em reunião no gabinete do prefeito Magno Bollmann. Eliana Brito Garcia e Rodrigo Telles, diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, participaram do encontro que também teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Uwe Stortz, e do chefe de divisão de Turismo da prefeitura, Joel Machado. Os diretores do clube estão realizando o mapeamento do circuito regional. “Estamos adorando a região”, disse Rodrigo, frisando pontos como “as belezas naturais” e “a cultura”.
DESTAQUE
Eliana informou que na região sudeste do país, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais, comenta-se que Santa Catarina tem se destacado quando o assunto é cicloturismo. Também pudera. O Estado já tem o Circuito Vale Europeu e o Circuito Costa Verde & Mar. Agora mais um projeto está em andamento – justamente o que envolverá a região do Consórcio Quiriri. A saída do trajeto, conforme apresentado na reunião, aconteceria no Centro de Atendimento ao Turista, na praça Getúlio Vargas, em São Bento, seguindo até Corupá – com a opção de passar pela Rota das Cachoeiras e/ou por Rio Natal.
INTEGRAÇÃO
O próximo trecho deve corresponder ao trajeto Corupá-Campo Alegre, via “Serrinha do Gatz”, chegando ao Calçadão da Cascatinha. Priorizando sempre as estradas do interior, o circuito ainda deve corresponder ao trajeto Campo Alegre-Rio Negrinho (Saltinho, São Miguel, Lageado e Avenquinha) e, finalmente, Rio Negrinho-São Bento do Sul (São Pedro, Rio Casa da Pedra, aeroporto, Rio Antinha, Estrada dos Lagos, Lençol e Estrada Rio Negro). No total, previstos mais de 250 km. “É um trajeto um pouco mais difícil do que o Vale Europeu”, comentou Rodrigo. “Se tem uma coisa que vai integrar muito o Consórcio Quiriri é o cicloturismo”, destacou o prefeito Magno.
O Clube de Cicloturismo do Brasil vai completar 10 anos de atividades em 2011, trabalhando “com o intuito de divulgar a atividade no Brasil”, nas palavras do diretor. Eliana lembrou que o mais conhecido roteiro cicloturístico do mundo é o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Ela frisou que alguns pontos de importância em um roteiro, como segurança, condições das estradas, relevo, hospedagem e alimentação, entre outros. O circuito já foi percorrido de carro pelos representantes do clube e por integrantes do governo. Mas, claro, o mesmo também será percorrido de bicicleta – para verificação de maiores detalhes.
PLANILHA
A planilha do circuito terá dados como classificação física (tipo do percurso), classificação técnica (moderado, difícil, etc) – e empreendimentos turísticos, entre outros, além de espaço para carimbo a ser colhido nos pontos identificados. Nas estradas integrantes do circuito também haverá sinalização específica. Uma logomarca para o projeto está em discussão. O diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil destacou que a entidade tem 1,5 mil ciclistas cadastrados. Na terça-feira, antes da reunião com o prefeito Magno Bollmann, os integrantes do clube estiveram em Pomerode, um dos integrantes do Circuito Vale Europeu, verificando a possibilidade de interligá-lo com o futuro circuito dos municípios do Consórcio Quiriri.