Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Em SBS: Ministério da Saúde suspende verba do PSF

Segunda, 02 de maio de 2011

Prefeitura afirma que problema existe por conta da "falta de um médico frente à equipe do bairro Cruzeiro"

Brasília-DF/São Bento - Através da Portaria 857/2011, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, suspendeu a "transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde". Entre os municípios, está São Bento do Sul. O ministro destacou a "existência de irregularidades no cadastramento de profissionais". Com o assunto já pipocando inclusive em redes sociais - como o Orkut -, o Departamento de Comunicação da prefeitura enviou material aos veículos de comunicação dando sua versão sobre ocaso.

De acordo com o governo são-bentense, o Município "teve suspenso o incentivo para uma das equipes" e que, "conforme explica o secretário Marcus Maluf, a suspensão deve-se à falta de um médico frente à equipe do bairro Cruzeiro". O secretário de Saúde de São Bento do Sul afirmou: "O médico titular concursado pediu demissão e estamos à procura de um novo médico. Até agora sete já foram chamados - seguindo o último concurso -, mas até o momento nenhum aceitou". "Mesmo com o salário de quase R$ 10 mil", continua o texto, "a prefeitura são-bentense está tendo dificuldades em encontrar o profissional".

 

PRAZOS

Maluf disse que "outros médicos já demonstraram interesse em assumir, mas por questões legais temos de seguir a ordem e aguardar os prazos". Cada equipe de ESF (ou PSF, como é mais conhecido) recebe do Ministério da Saúde um incentivo mensal de R$ 6 mil. Para o município, apenas o ESF do Cruzeiro teve a verba suspensa. "Assim que contratarmos o médico, o Ministério da Saúde faz o pagamento retroativo, ou seja, o município não terá qualquer prejuízo", garante Maluf, ressaltando que “o atendimento do ESF segue normal, já que um médico substituto atende à comunidade, priorizando os atendimentos de urgência e emergência daquela unidade de saúde”.

Além do atendimento durante o dia, a Unidade de Saúde do bairro Cruzeiro também funciona diariamente das 17:30 às 21:00. Neste horário há presença de médico e equipe de enfermagem, para atendimento à comunidade em geral. Além do Cruzeiro, o atendimento estendido ocorre ainda no bairro Centenário e na unidade do Caic, bairro Serra Alta.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA