Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Escola Agricola de Mafra desenvolve atividades com alunos visando a preservação ambiental

Sexta, 29 de abril de 2011

 

 

Mafra - Visando à preservação e conservação da natureza, a Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho está desenvolvendo várias atividades dentro da área de preservação ambiental (trilha ecológica) inseridas dentro da unidade escolar. Utilizando o método de armadilhas de pegadas, observação in loco e coletas de vestígios - fezes, tocas e alimentos roídos - os alunos realizaram um inventário de mamíferos, no qual foi possível identificar 13 espécies, entre elas gato-do-mato pequeno, graxaim, mão-pelada, bugio, veado e cutia - espécies que são indicadoras de qualidade ambiental e status ecológico da área. Caso não seja possível a identificação imediata das pegadas, estas são registradas e encaminhadas a especialistas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Ao longo da trilha foram levantadas espécies da flora e identificadas 26 espécies nativas, distribuídas em 15 famílias e através da visualização e vocalização de aves foram reconhecidas 23 espécies.

Meio ambiente

A fim de conhecerem outras áreas de preservação e aprenderem técnicas de monitoramento de trilhas interpretativas, os alunos visitaram também o Parque Municipal São Luis de Tolosa (unidade de conservação). Na ocasião, os alunos participaram da trilha do graxaim e verificarem a diversidade biológica existente no local. Para a Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, "a realização dessas atividades contribui com um melhor conhecimento sobre a diversidade de espécies nativas da área, além de sensibilizar a comunidade, alunos e funcionários sobre a importância de conservar e preservar o ambiente em que vivem. E somente assim, serão capazes de amar e respeitar todas as formas de vida".

Visitas agendadas

A Escola Agrícola convida toda comunidade escolar para participar da trilha monitorada e conhecer a diversidade de espécies nativas da fauna e flora existentes. As visitas podem ser agendadas com grupos de até 25 pessoas, pelo telefone (47) 9911-8659.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA