Encontros integrados acontecem a partir de maio
União da Vitória - Na manhã desta quarta-feira, 27, o auditório da Câmara de Vereadores de União da Vitória recebeu representantes dos mais diversos setores para discutir a criação do Comitê da Dengue. A idéia é reunir periodicamente este grupo para discutir as ações e estratégias que possam contribuir com o combate da doença. A reunião foi organizada por Aline Bonet, coordenadora do programa da Dengue na Vigilância Sanitária do município (VISA). “A reunião foi bastante produtiva. Todo mundo gostou da idéia e ficou entusiasmado com o projeto”, conta Aline.
Entre outros segmentos, participaram do encontro profissionais da educação, representantes da Polícia Militar, do Ministério Público, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Associação de Recicladores e da Fundação de Saúde (FUSA).
Já a partir de maio, as ações de combate serão realizadas de maneira conjunta: tudo para garantir a prevenção do município que neste momento, não contabiliza nenhum caso de Dengue.
Em União da Vitória, dois casos da doença foram notificados mas ambos foram negativos. Para o trabalho de combate há 12 agentes, que vão de casa em casa orientando a população e eliminando os locais para proliferação do mosquito. O trabalhos dos agentes é extenso mas garantiu a cobertura de 86% dos imóveis do município.
O mapa da Dengue
No Brasil, o boletim divulgado no mês de março confirma 155 mil casos. As regiões Norte e Sudestes são as mais críticas. No país, 95 óbitos foram registrados desde o início do ano. Em 2010, neste mesmo período, foram registrados 261 óbitos, uma queda de 64%. No Paraná, há 42 mil casos suspeitos; confirmados são 13.274 mil.