São Bento - Objetos comuns como pen drive, pequenos aparelhos eletrônicos, sementes, postais, brinquedos, cupons fiscais, instrumentos de trabalho e pesquisa, e até bebidas serão guardadas em um baú que somente será aberto no ano de 2031. Numa promoção da Prefeitura de São Bento do Sul, através da Fundação Cultural, o projeto “Cápsula do Tempo” tem o objetivo de preservar por durante 20 anos alguns objetos que reflitam o estilo de vida da comunidade são-bentense.
O baú onde ficarão acomodados os itens mede 90x45x35 cm e está exposto no Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff. “A ideia é daqui há vinte anos fazer um comparativo tanto do comportamento social como também na questão do avanço tecnológico, e da mesma forma lá no futuro quem abrir a cápsula terá diversas lembranças que poderão ou não ter grande significado na história de São Bento do Sul”, justifica o coordenador do museu Carlos Campestrini.
Os objetos serão reunidos por estudantes da rede municipal, estadual e particular, clubes de serviço, instituições, indústria, e comunidade em geral. Os itens serão aceitos até o dia 18 de maio e devem conter as informações, por escrito, do nome da escola ou clube participante, nome do responsável, e uma rápida descrição dos objetos. “Lembrando que os objetos devem ser pequenos e de algum modo devem representar o dia a dia da comunidade. Todos aqueles que contribuírem serão lembrados no quadro que ficará exposto junto ao baú”, explica Carlos.
A Cápsula será lacrada no dia 20 de maio, durante a programação da 9ª Semana de Museus e deverá ser aberta no dia 20 de maio de 2031. O baú lacrado ficará exposto no Museu Municipal. Maiores informações de como participar e dúvidas sobre os possíveis objetos a serem entregues podem ser esclarecidas através do telefone 3633-5924 ou diretamente no Museu Municipal.