Florianópolis - O coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado Dirceu Dresch (PT), esteve reunido com o superintende do DNIT em SC, João José dos Santos, nesta terça-feira, 26. Segundo Dresch, a visita objetivou comunicar a reativação da Frente e informar sobre o cronograma de atividades que está sendo elaborado e que inclui um roteiro de debates regionais sobre o tema.
Dresch aproveitou para se inteirar da situação dos principais projetos de obras ferroviárias no estado: ferrovia Leste-Oeste, a ferrovia Litorânea e os contornos ferroviários.
Quanto à ferrovia Leste-Oeste, (também chamada de ferrovia do Frango ou da Integração), João José afirmou que o processo de licitação dos cinco lotes do projeto técnico do trecho de 700 quilômetros entre Itajaí e Chapecó já foi concluído e as empresas vencedoras aguardam a assinatura dos contratos, o que deve ocorrer em breve. O valor dos cinco lotes totaliza um investimento de R$ 31,5 milhões do governo federal.
Já a Ferrovia Litorânea ligando o Norte ao Sul do Estado via Litoral, está em fase de elaboração do projeto técnico. Os projetos de ambas ferrovias serão concluídos em 2012.
Quanto às obras dos contornos ferroviárias de Joinville e de São Francisco do Sul, elas seguem em ritmo acelerado. Já a licitação do projeto do contorno ferroviário em Jaraguá do Sul segue paralisado, com a perspectiva de ser retomado em breve.