Atendimento independe da existência de profissionais na região. Especialistas do SENAI atendem demandas em outras cidades e estados.
Florianópolis - As 738 unidades do
SENAI em todo o país atuam da maneira cooperada e rede, o que permite multiplicar e ampliar as competências existentes. Exemplo dessa articulação é a capacitação em andamento na Indústria Gráfica Dalla Rosa, de Herval do Oeste, trabalho realizado em parceria entre a Escola Theobaldo de Nigris do SENAI de São Paulo e a unidade da instituição em Luzerna.
O instrutor Alexandre Maltez - da escola paulistana, que é especializada em artes gráficas -, está ministrando treinamento em processos tecnológicos de impressão, suporte, tecnologias de tintas e controle de qualidade nas novas tecnologia de impressão offset. Segundo Alexandre, o mercado gráfico brasileiro tem crescido acentuadamente no ramo de embalagens tanto offset (em papelão e cartolina) quanto em flexografia (plástico), e o atendimento à Dalla Rosa é um exemplo desta nova realidade do mercado.
"Temos o propósito de responder a todas as demandas do setor industrial da região e, para isso, vamos buscar os profissionais adequados onde eles estiverem", explica o Diretor do SENAI em Luzerna, Claudemir Bonatto. Para ele, essa flexibilidade de atendimento demonstra a força da Rede SENAI. "Independentemente da necessidade apresentada pela indústria, se a unidade não dispor da solução podemos acionar a Rede em Santa Catarina ou do Brasil para prestar o atendimento", acrescenta. Da mesma forma, os técnicos do SENAI em Santa Catarina se deslocam para outros estados para o atendimento em suas áreas de especialidade.
Sobre o SENAI Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI é hoje um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria - CNI e Federações das Indústrias dos estados -, o SENAI apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.
Graças à flexibilidade de sua estrutura, o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.