São Bento - O Ministério da Saúde divulgou nesta semana uma relação de municípios que terão os incentivos ao programa de Estratégia de Saúde da Família suspensos. Entre os municípios, está São Bento do Sul, que teve suspenso o incentivo para uma das equipes.
Conforme explica o secretário de Saúde Marcus Maluf, a suspensão deve-se a falta de um médico frente a equipe do bairro Cruzeiro. “O médico titular concursado pediu demissão e estamos a procura de um novo médico. Até o momento sete já foram chamados seguindo o último concurso, mas até o momento nenhum aceitou”, esclarece o secretário.
Mesmo com o salário de quase R$ 10 mil, a Prefeitura são-bentense está tendo dificuldades em encontrar o profissional. “Temos de seguir a ordem de classificação do último concurso. Outros médicos já demonstraram interesse em assumir, mas por questões legais temos de seguir a ordem e aguardar os prazos, infelizmente”, destaca Marcus Maluf.
Cada equipe de ESF recebe do Ministério da Saúde um incentivo mensal de R$ 6 mil. Para o município, apenas o ESF do Cruzeiro teve a verba suspensa. “De qualquer forma, assim que contratarmos o médico, o Ministério da Saúde faz o pagamento retroativo, ou seja, o município não terá qualquer prejuízo”, observa Maluf, ressaltando que o atendimento do ESF segue normal, já que um médico substituto atende a comunidade, priorizando os atendimentos de urgência e emergência daquela unidade de saúde. “Mas perante o Ministério é necessário um médico titular”, completa o secretário.
Para evitar sobrecargas nos atendimentos, outros profissionais foram deslocados ao posto, prestando atendimento nas quartas e quintas-feiras pela manhã. “Infelizmente temos de seguir a burocracia para o chamamento dos profissionais aprovados no concurso e isto faz com que o processo seja mais demorado, mas não temos medido esforços para que um médico assuma em definitivo no Cruzeiro”, cita o secretário de Saúde.
Atendimento estendido
Além do atendimento durante o dia, a Unidade de Saúde do bairro Cruzeiro também funciona diariamente das 17h30 às 21h. Neste horário há presença de médico e equipe de enfermagem, para atendimento a comunidade em geral. Além do Cruzeiro, o atendimento estendido ocorre ainda no bairro Centenário e na unidade do Caic, do bairro Serra Alta.