Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é comemorado na próxima terça-feira
Apesar de o histórico familiar e a idade serem fatores de risco, o surgimento da hipertensão arterial, ou pressão alta, como é comumente conhecida, também está relacionado ao estilo de vida das pessoas. O consumo de sal e de álcool em excesso, a obesidade e o sedentarismo, por exemplo, contribuem para que a doença se manifeste.
Portanto, essa doença pode ser combatida com hábitos simples e saudáveis. Uma caminhada ao ar livre e o consumo de alimentos naturais, como frutas e verduras, são grande aliados. Entretanto, antes de iniciar qualquer atividade física ou reeducação alimentar é fundamental consultar um profissional.
"É muito melhor prevenir do que tratar", orienta o cardiologista Tirso Hümmelgen. "Além disso, outro fator muito importante para o controle da hipertensão arterial, já que ela é uma doença crônica e não tem cura, é o diagnóstico precoce", complementa.
Na próxima terça-feira, 26 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, fica o alerta para que a população dê uma atenção especial aos seus hábitos de vida. Ainda mais aconselhável é procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.