Florianópolis - No dia 14 de abril, quinta-feira, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) deu início ao 1º Ciclo de Inspeções Técnicas (1º CIT 2011) aos Pelotões de Patrulhamento Tático (PPT) do Estado. As inspeções têm como objetivos principais avaliar o nível de qualificação técnicas dos PPT’s, angariar dados relativos as condições gerais de seu funcionamento (estrutura física, área de treinamento, recursos disponíveis etc.), além de transmitir orientações gerais necessárias a adequação e padronização de ações e procedimentos operacionais em todo o Estado.
Segundo o capitão Julival Queiroz de Santana, oficial que compõe a equipe de Inspeção, o evento encontra-se respaldado pela Diretriz Operacional Permanente n° 34/Cmdo G 2006, que estabelece que os Pelotões de Patrulhamento Tático compõem reserva tática do Bope, estando atrelados a este no que tange a observância de certos aspectos doutrinários, como seleção, formação, treinamento e emprego operacional na referida área.
O capitão ressaltou ainda que a inspeção técnica será conduzida por oficiais do Bope, os quais efetivarão algumas atividades elementares, dentre elas a aplicação de avaliações teóricas, execução de avaliações práticas, a conferência estrutural e logística, além da verificação quanto as condições de funcionamento (efetivo, escalas e emprego operativo) dos Pelotões Táticos.
Os dados coletados serão estruturados e avaliados pela equipe de Inspeção, sendo posteriormente disponibilizados às Unidades inspecionadas. A partir dessas avaliações preliminares, serão implementadas melhorias nas áreas em que tenham sido observadas possíveis falhas ou incongruências técnicas, ajustando-as a partir da emissão de relatórios, orientações normativas e com treinamentos práticos a serem programados e desenvolvidos no decorrer do ano.