O próximo dia 17 de maio será voltado para discussão sobre a saúde da mulher. A Prefeitura de Rio Negrinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará a 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres com o tema: Desafios para a Integralidade com Equidade. O evento acontecerá na Sociedade Musical, com início às 8 horas e envolve toda a comunidade dos municípios que integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR de Mafra.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, em função do evento, todas as unidades de saúde estarão suspensas neste dia. De acordo com a Comissão da Conferência, até o momento foram feitas 275 inscrições. “Ficamos muito felizes com o número de participantes, isso é muito importante para que a Conferência seja um sucesso”, destacou Fátima Mendes Afonso, secretária de Saúde. Segundo a Comissão, o objetivo principal para Rio Negrinho é promover o potencial e discutir os desafios para aumentar a participação social da mulher como forma de prover a saúde.
Após a abertura, haverá uma apresentação cultural da Fundação Municipal de Cultura. Em seguida, os participantes terão uma palestra com Griselda Rezende de Matos Munis, Juíza de Direito da Comarca de São Bento do Sul. Outra palestrante será Lucimar S. Ghelfi, psicóloga e sexóloga. Em ambas as palestras, serão formados grupos, os chamados eixos para discussão.
Entre os eixos, estão: 1 – O Papel do Estado no Desenvolvimento Econômico e Ambiental e seus Reflexos na Vida e na Saúde das Mulheres; 2 – O Mundo do Trabalho e suas Consequências na Vida e na Saúde das Mulheres; 3 – Vulnerabilidade e Equidade na Vida e na Saúde das Mulheres; 4 – Políticas Públicas para as Mulheres e a Participação Social.
Também haverá uma reunião plenária, com apresentação e aprovação das propostas da Conferência, eleição dos Delegados para a Conferência Estadual e encerramento com coffee-break. Haverá presença de intérprete de libras.