Diferentes materiais militares apresentados no Shopping Zipperer
São Bento - Na segunda e na terça-feira, no Shopping Zipperer, em São Bento do Sul, aconteceu a exposição militar do 5º Regimento de Carros de Combate (RCC) Tenente Ary Rauen, de Rio Negro/PR. De acordo com o 2º tenente Adriano José Marciniak, do setor de Relações Públicas do 5º RCC, a exposição integrou as atividades da Semana Nacional do Exército, cujo data oficial foi comemorada na terça-feira, 19 de abril. Um dos equipamentos disponíveis no evento foi o "telêmetro de inversão", material bastante utilizado na Segunda Guerra Mundial. De fabricação alemã, data de 1935. O equipamento servia para calcular a distância em relação a um objeto, grupo ou local.
Uniforme de campo, o mais tradicional, com a mochila que carrega 30 kg de acessórios e equipamentos FARDAS
Também foram disponibilizados diferentes tipos de fardas, como o destinado a eventos sociais, por exemplo. O uniforme de campo é o mais tradicional do Exército - aquele utilizado em combate. A ele estão acoplados acessórios como colchonete e saco de dormir. Os combatentes também carregam uma mochila com cerca de 30 kg de equipamentos, compostos pelos kits de primeiros socorros, de armamento, de higiene, de sobrevivência, de manutenção do coturno, de anotações, de camuflagem e de costura, além de uma capa de chuva - denominada poncho no meio militar. Destaque também a pá de infantaria, que tanto funciona como uma pá propriamente dita como pode se transformar em uma enxada ou, em últimos casos, em um facão.
Entre os uniformes, também o feminino, para atividades físicas; o macacão de voo, destinado para pilotos de helicóptero do próprio Exército - e não aos da Força Aérea Brasileira (FAB), esta integrante da Aeronáutica; e uma réplica do utilizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra. Os militares contavam com um livro para apresentar maiores informações sobre os uniformes e as boinas aos visitantes.
PEÇAS HISTÓRICAS
Na exposição, havia também peças do acervo histórico-cultural do 5º RCC, como diferentes medalhas, incluindo a de tempo por serviço e a "Medalha do Pacificador", uma das mais altas honrarias militares. A "Medalha Sangue Rionegrense" homenageia combatentes de Rio Negro mortos na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, como Max Wolff Filho, Adir Jorge, Gumercindo da Silva e Luiz Stoebl Filho. Já a "Medalha Tenente Ary Rauen" presta homenagem ao próprio líder militar, que, aliás, denomina o Regimento. Há ainda uma espada utilizada pelo mesmo. Chamam a atenção as doze bandeiras históricas do Brasil, desde a primeira, à época do Descobrimento, além da atual.
COMUNICAÇÃO
Outro setor em destaque na exposição foi o de comunicações, com rádios (entre eles um modelo também utilizado na Segunda Guerra) e uma central telefônica, antiga mas ainda em funcionamento. O Sistema de Rádio Veicular é utilizado nos tanques M60, com emissão e recebimento de ondas de rádio em frequência aberta. Completaram a exposição uma viatura Land Rover, que, entre outras funções, pode rebocar um morteiro de 120 mm, e a apresentação de vídeos institucionais. Além do 2º tenente Adriano, acompanharam a Reportagem do Evolução na visita à exposição o 1º sargento Rubem Ricardo da Silva Gau, que também atua nas Relações Públicas do Regimento, e o 2º sargento Genésio Ballatka, lotado no Pelotão de Comunicações. (E.L.)