Florianópolis - Estão abertas as inscrições para o seminário Política de Habitação e Áreas de Risco em Santa Catarina, marcado para o próximo dia 28 de abril, no Teatro Pedro Ivo Campos, na SC-401, em Florianópolis. O evento terá a participação de representantes de todos os municípios catarinenses e especialistas da área para debater a atuação dos governos federal, estadual e municipal no atendimento a famílias que vivem em situação de risco.
Promovido pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC), o encontro integra a agenda do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS) - instrumento de planejamento da política habitacional que definirá estratégias a serem adotadas pelos próximos 13 anos para a garantia do direito à moradia de interesse social no Estado.
“Por causa das frequentes tragédias que assolam nosso Estado, decidimos incluir um capítulo sobre área de risco no plano de habitação. A nossa meta para os próximos quatro anos é diminuir pela metade o número de residências hoje construídas em regiões vulneráveis”, afirma a diretora presidente da COHAB/SC, Maria Darci Mota Beck.
Este é o segundo seminário promovido pela COHAB/SC para a elaboração do PCHIS. Em outubro do ano passado, um primeiro evento foi realizado no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado. Naquela ocasião, estiveram em pauta temas como a regularização fundiária, a urbanização de assentamentos precários e as soluções promovidas pelo poder público e outros agentes, como cooperativas e sindicatos, para identificar e analisar os obstáculos e fragilidades no atendimento à demanda existente.
O encontro da próxima semana é aberto ao público e a entrada é gratuita. As inscrições devem ser feitas no site da COHAB/SC (www.cohab.sc.gov.br). Na página está também disponível a programação completa do evento