Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fórum quer debater alternativas para os pequenos hospitais

Sábado, 23 de abril de 2011


 

Florianópolis - A intermediação entre pequenos hospitais, prefeituras e os governos estadual e federal é proposta do fórum criado na Assembleia, com a finalidade de buscar solução para as entidades filantrópicas e de benemerência, que são a primeira referência de saúde em muitos municípios. A pauta de encaminhamentos iniciais do grupo de parlamentares que aderiu ao fórum proposto pelo deputado Mauro De Nadal (PMDB), eleito presidente, deverá ser divulgada já na próxima semana.

 A ideia de discutir a situação dos pequenos hospitais surgiu da constatação de dificuldade financeira generalizada. A falta de recursos, agravada pela defasagem da tabela SUS e a dependência do apoio limitado das prefeituras é bem conhecida dos deputados. Nadal, que discorreu sobre a realidade de hospitais do Oeste, propôs ouvir coordenadores das instituições, prefeitos e representantes dos governos, em busca de sugestões.

 Jorge Teixeira (DEM) quer o envolvimento do meio acadêmico no debate, com a formalização de convite à participação da UFSC, “para levarmos boas propostas ao governo, e para que a universidade entenda as necessidades da população”. Como médico, aprovou a temática do fórum, “para se discutir uma ferida que há mais de 30 anos se agravando”.

 A situação de hospitais do Alto Vale é semelhante a do Sul do Estado, atestou José Milton Scheffer (PP), que em Sombrio e vivenciou ama séria crise do hospital local, embora a prefeitura, sob sua administração, destinasse R$ 500 mil ano à instituição. Já Antônio Aguiar (PMDB), médico que ajudou a fundar e já administrou o hospital de Canoinhas, no Planalto Norte, sugere a criação de um programa de recuperação financeira, com o aposte governamental, “ao menos para que as instituições possam cobrir atividades básicas”.

 Sargento Soares (PDT) considera necessário “pensar de forma sistêmica sobre o funcionamento dos pequenos hospitais”, e Ângela Albino (PCdoB) entende que o fórum poderá produzir um diagnóstico regionalizado da saúde, mas sugere, de imediato, a luta pelo cumprimento, no plano federal, da emenda 29 da Constituição, que amplia os recursos para a saúde.

 Também ex-prefeito, Aldo Schneider (PMDB) reconheceu a dificuldade em manter hospitais que dependem das prefeituras, “muitos sem médicos para atender pacientes, por isso mesmo com taxa de ocupação baixa”, e disse que o problema também ocorre em cidades médias. Ele entende que, nos pequenos municípios “muitas vezes é melhor ter um bom posto de saúde que um hospital, oferecer um bom plantão ambulatorial e transferir pacientes graves para hospitais de centros maiores.

 Também acompanharam a instalação do fórum também os deputados Manoel Mota (PMDB), Elizeu Mattos (PMDB), Narcizo Parisotto (PTB), Ismael dos Santos (DEM) e Pedro Baldissera (PT).



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA