Atualizada às 13h32min (A Notícia)
Um caminhão tanque, carregado de combustível, tombou na manhã desta quinta-feira na SC-301, na Serra Dona Francisca, em Joinville. O passageiro do veículo, Adilson Figueira Azevedo, de 33 anos, e o motorista, que ainda não foi identificado, morreram no local.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual de Campo Alegre, o veículo seguia sentido Joinville, quando o motorista perdeu o controle do veículo numa curva, próxima ao km 92, e saiu da pista.
Duas partes do tanque de combustível, que estava carregado com 15 mil litros de etanol, vazou serra abaixo. Havia risco de explosão, e o helicóptero da Polícia Militar precisou dar suporte aos bombeiros, trazendo mais três galões de espuma para amenizar o risco de incêndio.
A chuva, que caiu no início da manhã, reduziu o perigo de explosão, mas aumentou o risco de contaminação do rio Cubatão. A Fundema e a Defesa Civil Estadual foram acionadas, e a companhia Águas de Joinville também foi alertada sobre o problema.
Por precaução, equipes da companhia monitora a captação de água na Estação de Tratamento de Água do Cubatão, que abastece 70% da cidade. Mas, por enquanto não há risco de desabastecimento.
A cabine do caminhão-tanque ficou completamente destruída, e o motorista do caminhão ficou preso nas ferragens. Por quase três horas, equipes de resgate trabalharam para retirar o corpo de Claudino Alves Teixeira, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) no fim da manhã.
Equipes da Fundema, Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual continuam no local, aguardando a chegada de uma empresa especializada para realizar o transbordo do combustível que continua no tanque. Só depois, o caminhão poderá ser removido, para evitar a possibilidade de explosão.