Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Dia do Têxtil, conheça as oportunidades profissionais do setor

Quarta, 20 de abril de 2011

Especialistas do SENAI apontam funções e salários que profissionais qualificados podem conseguir 

Florianópolis - Muitos catarinenses comemoram no próximo dia 21 de abril o Dia do Têxtil. O setor é o terceiro que mais emprega no estado, com mais de 59,2 mil trabalhadores (segundo Ministério do Trabalho e Emprego), contratados por cerca de 1800 indústrias. Mas mesmo com tantas vagas, a prioridade das empresas é por profissionais qualificados, desde os níveis operacionais até os estratégicos. A afirmação é dos especialistas do SENAI na área de tecelagem, que acompanham de perto as necessidades do setor.


Quem se dedica à formação profissional tem um leque de opções para trabalhar: pode atuar em indústrias têxteis de beneficiamento plano ou de malharias, tinturarias, estamparias, fiações, laboratórios químicos ou físicos têxteis e em confecções. Segundo Maria Elisa Severino, coordenadora do curso técnico em tecelagem do SENAI em Brusque, os salários de um profissional de nível técnico da área têxtil variam de R$ 1.000 até R$ 1.800. "E podem chegar a valores bem maiores, dependendo da experiência do profissional", completa.

"Por incrível que pareça, mesmo com a concorrência com a China, ainda recebemos diversas solicitação de empresas procurando profissionais", conta Marcos Antônio Viana, coordenador do curso técnico de Tecelagem do SENAI em Blumenau. "Muitos dos nossos alunos já estão trabalhando. E os que perdem o emprego, facilmente conseguem se reinserir, com indicação de colegas", diz.

O SENAI oferece o curso técnico em Tecelagem em suas unidades de Brusque, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul. Segundo Viana, os alunos que concluem o curso costumam ocupar cargos como de encarregado, coordenador, supervisor ou mesmo de gerente. Para quem já possui formação em nível superior, a unidade do SENAI em Brusque já está formando lista de interessados na pós-graduação MBA na Cadeia Têxtil, que tem início previsto para este ano. A especialização pode ajudar profissionais com ou sem formação na área têxtil a exercer funções estratégicas em empresas do ramo.

Entre as funções do setor, outra que também tem se destacado é a de revisor de tecidos acabados. Só em 2010, foram mais de 5700 admissões no cargo e um saldo de 777 novas vagas. Para quem aspira a um emprego dessa função, os professores do SENAI indicam cursos de qualificação como os de colorimetria, tintureiro, análise de malha e controle de qualidade têxtil. As unidades do SENAI em Santa Catarina também oferecem cursos de iniciação profissional e de aperfeiçoamento em mecânico para malharia de tear circular, tintureiro e técnicas de estamparia, entre outros. São opções indicadas para profissionais interessados em atuar em funções específicas de execução.

Em Brusque, os alunos do SENAI têm a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos laboratórios de fiação, tecelagem plana e tecelagem de malha, além de laboratórios de física e de química têxtil. Os laboratórios tem o objetivo de reproduzir o mais próximo possível a estrutura e os processos das indústrias da região. Na unidade de Blumenau, os cursos da área têxtil também tem ligação direta com a realidade das empresas, com aulas ministradas dentro das fábricas.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA