Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
A infraestrutura foi um dos temas mais abordados na sessão ordinária de terça-feira 12 na Assembleia Legislativa de SC. O investimento de R$ 172 milhões do governo do Estado para concluir a restauração da Ponte Hercílio Luz causou a reação do deputado Darci de Matos (DEM). "É no mínimo um absurdo, uma vergonha, um descaso", reagiu o parlamentar, afirmando que o recurso é quatro vezes maior do que o valor destinado para Joinville, município detentor do maior PIB catarinense. "Esta reforma da ponte vem se arrastando há dez anos; estes valores precisam ser revistos", afirmou. A concentração de recursos também foi combatida pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB), que defendeu mais obras de infraestrutura para os municípios localizados ao longo da BR-116. "Chega de investimentos só no litoral; o interior clama por melhorias, inclusive mais indústrias, o dinheiro precisa subir a serra", enfatizou o parlamentar. Ele citou o exemplo do cultivo de fumo, produto retirado do interior para ser processado em centros maiores. "Queremos uma indústria fumageira no Planalto Norte", insistiu.
******************************************************
Doutor coragem
Confesso que fiquei surpreso positivamente com as declarações do delegado de polícia da Comarca, Ricardo Marcelo Casarolli. Corajoso, coerente, preocupado. Gostei e assino embaixo. Espero que ele não tenha assinado sua transferência. Aí quero ver a reação da comunidade: se vai enfiar a cabeça na terra como avestruz e mais uma vez fazer de conta que o problema não é dela, ou se queremos quem nos defenda, brigue pelas nossas necessidades, defenda nossos interesses. Ou então que tudo se exploda! Interessante que também escrevei aqui neste mesmo espaço que seria perda de tempo questionar o secretário de Segurança sobre construção de presídio em São Bento. Até adiantei a resposta. Não deu outra. Se você leu a entrevista com o delegado Casarolli na edição impressa do Evolução, na sexta passada (ainda pode conferir em www.jornalevolucao.com.br), tenho certeza que você vai concordar com o que escrevo e também passar a se preocupar mais com a gravidade da situação.
******************************************************
Feiras de produtores
Os vereadores de São Bento do Sul resolveram bater nos promotores de feiras que volta e meia aparecem na cidade. A polêmica é antiga. Querem proteger o comércio local. Esquecem que é crônico os mais abonados fazerem suas compras fora de São Bento do Sul. É só dar uma volta pelos shoppings e grande mercados de Joinville e Curitiba e se tropeça em são-bentense. Também as lojas das grandes redes que aqui vieram se estabelecer têm pouco envolvimento com a cidade. Apenas pagam aluguel e transferem a feira do dia eletronicamente para suas matrizes. Não anunciam e nem rifa beneficente compram. Sequer são solidárias na questão da segurança, como demonstraram recentemente. Portanto, as feiras só beneficiam os menos favorecidos, que não têm como fazer compras fora da cidade. Livre comércio, livre arbítrio para as pessoas. É mais ou menos como todos querem vender para a China, mas não querem seus produtos por aqui.
******************************************************
De que vale um B.O.
A questão é complicada e queria que alguém me explicasse. É recomendável que em toda ocorrência, principalmente envolvendo ameaças e desentendimentos entre pessoas, seja procurada uma delegacia e registrado um B.O. (Boletim de Ocorrência). Como mesmo os já condenados e presos em flagrante não ficam atrás das grades, o que é uma grande preocupação para polícias e população, eis a questão. De que vale um simples B.O.? São inúmeros os casos de registros, principalmente de mulheres ameaçadas por maridos, amantes, companheiros. Passados dias, os noticiários dão conta de que as mulheres foram assassinadas, mas que já haviam denunciado sofrer violência e ameaças. Fiz um, vai completar dois anos e até agora estou esperando pelo resultado do inquérito.
******************************************************
Denúncia grave
São graves as denúncias publicadas pelo Evolução em matéria paga e assinada pelo arquiteto Rogério Fossati Pinto, envolvendo a administração da Emhab. O mínimo que se espera é que alguém se pronuncie, pois quem cala, consente. O assunto já está nas mãos da Promotoria de Justiça. Compra e venda de rua, favorecimento de parentes, a coisa é grave. Fossati diz possuir toda a documentação que comprova o que publicou.
******************************************************
Palhaçada tem hora
Agora estão caindo de pau no Tiririca porque ele nomeou seus amigos para assessores na Câmara dos Deputados e sem cumprirem horário de trabalho. Estão querendo fazer piada com o "palhaço". Você conhece algum deputado que nomeou inimigo? Até aqui na nossa região tem assessor que sequer vai à Brasília e ganhando muito bem para representar deputado. Dizem também que Tiririca ainda não apresentou nenhum projeto. Nosso espaço está aberto para os deputados mostrarem quais foram seus projetos apresentados até o momento. Já estou acreditando mais no palhaço, com quem podemos facilmente ser comparados.
******************************************************
Assusta
Segundo a delegada Angela Roesler, só neste ano já foram doze os flagrantes lavrados contra traficantes de drogas em São Bento do Sul. Tá todo mundo avisando. Todo mundo sabendo. Imaginem o número de usuários. Só dá crack.
******************************************************
Álvaro Weiss
Já escrevi em outras oportunidades e repito, embora alguns que batem nas suas costas com "tapinhas" amistosos sejam mais falsos que nota de três dólares. Infelizmente a hipocrisia das pessoas é uma coisa difícil de ser contida. Muitos o chamam de "vaselina", pois confundem educação, cavalheirismo, boas maneiras, predicados que eles não possuem. Diploma até pode ser comprado, mas educação é uma questão familiar, de berço. Escrevo sobre Álvaro Weiss, sempre um cavalheiro, um gentleman, fidalgo. Não perde a classe.
******************************************************
Política é política
A avaliação dos 100 primeiros dias do governo de Raimundo Colombo e as comparações com a administração de Luiz Henrique já causaram desconfortos na coligação. Os elogios a Colombo e as críticas ao governo anterior fizeram a temperatura subir. É mais ou menos como a situação das estradas catarinenses, criticadas pelo atual secretário de Infraestrutura - e que, de tão lamentável, vai consumir algo próximo de R$ 2 bilhões só para tapa-buracos.
******************************************************
Venenosas
- Com tranquilidade e conscientização, a segurança fica em nossas mãos. Não há palavras e nem frases que possam nos manter seguros, há somente ações.
- Sarney, presidente do Senado, embarca no fim de semana para Roma, onde fica até a Semana Santa, com audiência particular marcada com Bento XVI. Só se espera que Sarney não esteja pleiteando a sucessão.
- Desde o massacre na escola no Realengo no Rio de Janeiro, mais de vinte comunidades surgiram no Orkut, reverenciando o assassino e pedindo cadeia para o sargento Alves. É um bando de desocupados e irresponsáveis. Todas foram tirados do ar.
- Em uma discussão recente envolvendo políticos, a conversa mudou para religião. Um querendo se mostrar mais que o outro abordou hinduísmo, outro falou de cristianismo, o terceiro de budismo. O menos culto preferiu nepotismo.