Programa formará sessenta profissionais em Rio Negrinho
Rio Negrinho - O prefeito Osni Schroeder participou da aula inaugural do segundo curso de Corte e Costura Industrial do programa ProJovem Trabalhador em Rio Negrinho. A aula aconteceu no salão de festas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Nova. Também presentes a representante da coordenação regional do Sine de Mafra, Taciana Buch, a coordenadora da Indese, Silvane Andress, o presidente do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego de Rio Negrinho, Silvio Brigoni, a responsável pelo Posto do Sine de Rio Negrinho, Katilaine Hacke, e, claro, instrutores e alunas do curso. O ProJovem é um programa do governo federal realizado em Rio Negrinho através do Sine e da prefeitura. O programa formará sessenta profissionais, em duas turmas, no curso de Corte e Costura.
De acordo com Silvio Brigoni, "a qualificação profissional é fundamental e a vinda do ProJovem para o município oportuniza o aprendizado de uma nova profissão". Para ele, "esta é mais uma forma de buscar novas alternativas para diversificar a economia da cidade". O prefeito Osni enfatizou que, quando assumiu o governo em 2009, traçou uma missão: "Mudar fortemente a economia de Rio Negrinho".
NECESSIDADE
"Acho que não dá para persistir numa situação única. Quando a economia vive em torno de um pilar só, que é o madeireiro-moveleiro, e este pilar fraqueja, toda a cidade baixa. Quando melhora, a cidade cresce e vivemos como se estivéssemos numa gangorra. Eu preciso mudar isso, não podemos continuar assim, os jovens precisam de emprego dentro da nossa cidade e não fora daqui, como aconteceu há três anos. Por isso a necessidade de diversificar a economia", salientou. Osni também comentou que a administração está investindo em mais dois setores básicos: metalurgia e têxtil.
"A diversificação é uma das minhas missões. Hoje já temos empresas diversificadas se instalando no município e para isso precisamos ter pessoas qualificadas para atuarem nestas áreas. Hoje estamos tendo a oportunidade de ter alguns cursos diversificados para qualificarmos nossos jovens em diversas áreas. Aproveitem a oportunidade que estão tendo e façam a diferença, pois com certeza vocês serão as próximas funcionárias das malharias que estarão se instalando aqui em Rio Negrinho", concluiu ele, falando às alunas.
MATERIAL E BOLSA
Uma turma tem as aulas à tarde, das 13:00 às 17:00, e outra das 18:00 às 20:00. A duração do curso será de 350 horas, com término previsto para o final de julho de 2011. O curso é totalmente gratuito. As alunas receberão material (pasta, caderno, apostila e caneta), duas camisetas de uniforme, passe urbano para ir e voltar do curso, lanche em todos os dias e uma bolsa no valor de R$ 100,00 por mês, durante seis meses. O curso será ministrado pela empresa Indese do Brasil. A aula inaugural aconteceu na terça-feira.