Florianópolis - SCA Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), de 21 a 24 de abril, realizará a X Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2011. Durante quatro dias, a capital catarinense será sede de um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, reunindo artistas de diversas regiões do País e do exterior.
Os espetáculos ocorrerão no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, nas noites de 22, 23 e 24. Nas três sessões, serão apresentados trabalhos de grupos selecionados, professores, bailarinos convidados e participantes especiais do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Austrália, Estados Unidos e Noruega.
Já os workshops serão ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros no piso G2 do Majestic Palace Hotel, na Avenida Beira-Mar Norte, durante os quatro dias. Os alunos serão divididos em turmas de nível iniciante (com aulas gratuitas) e intermediário/avançado. Novidade na edição deste ano é a Maratona Coreográfica, um curso intensivo com Juliana Macedo e Jomar Mesquita, diretores da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, para o qual foram selecionados casais de bailarinos.
Ainda no hotel Majestic, em todas as noites, haverá bailes de confraternização, animados por DJs e música ao vivo. No primeiro deles, também será realizado o Baila Floripa Duo 2011 – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão, com premiação aos três primeiros classificados. Conforme a presidente da Acads, Aline Menezes, “mesmo com tantos eventos semelhantes no País, o Baila Floripa, como um dos pioneiros, continua sendo referência para bailarinos e profissionais de diversas cidades do Brasil e até mesmo do exterior”.
UMA DÉCADA...
Dez anos são sempre uma marca significativa em tudo que o ser humano vivencia. Momento de repensar o tempo e avaliar prós e contras de um período tão importante. Naturalmente, é com esta mesma perspectiva que a Mostra de Dança de Salão de Florianópolis chega à sua décima edição. Porém, com responsabilidade ainda maior, à medida que milhares de pessoas participaram deste ciclo que se completa, seja nas salas de aula, nos salões de baile, no palco ou na plateia.
O evento, desde que surgiu em 2002, tem a coletividade como alicerce: um grupo de entusiastas da dança de salão, organizado na forma de associação e determinado a mobilizar a sociedade em torno de uma iniciativa audaciosa – visionária, por causa do seu potencial artístico de linguagem universal, e corajosa, justamente pelo fato de o resultado de tanto esforço, na época, ser ainda uma incógnita.
Pois o Baila Floripa atravessou uma década ileso a todo tipo de dificuldade e orgulhoso de se tornar referência no País. Nas palavras dos próprios artistas que vêm de outros estados, frequentadores de festivais congêneres, a mostra de Florianópolis é a grande vitrine da dança de salão brasileira. Dançar sob seus holofotes é sinônimo de conquista. Trata-se do mais completo encontro nacional desta vertente, por abrir espaço para todos os ritmos de salão, proporcionando cursos, palestras, debates, exposições, bailes, concursos, além de ser único a selecionar e convidar bailarinos para apresentações em teatro e locais públicos.
Em dez anos, terão subido aos nossos palcos centenas de dançarinos de todas as regiões do Brasil e de diversos países, artistas que já foram aplaudidos em todos os continentes. Igualmente volumosa é a presença dos praticantes desta atividade nos bailes de confraternização e nos cursos programados, muitos deles gratuitos. Gente ansiosa por aprender ou aprimorar seus passos, seja lá qual o motivo: sociabilização, benefícios físicos e mentais, inclusão social ou mesmo carreira profissional. E o público, aos milhares, é sempre crescente.
O Baila Floripa e a própria Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), que o realiza, são precursores enquanto projeto artístico-cultural e órgão representativo. Pelo formato em que foi concebido, até hoje, o evento é espelho, fonte de consulta e intercâmbio para vários empreendimentos deste tipo. A entidade, fundada em 2000, veio antes mesmo de ser criada uma associação nacional, servindo de embasamento e fomentando a criação de regionais estaduais e municipais.
Toda esta movimentação tem por objetivo difundir, organizar e profissionalizar a dança de salão, uma prática que acompanha o desenvolvimento da humanidade e está presente no Brasil desde a sua colonização. Hoje, a atividade está nos espetáculos teatrais, musicais, programas de TV, artes plásticas, cinema e literatura, muitas vezes, como protagonista. Presente nas escolas, hospitais, asilos, navios e hotéis, entre crianças, adultos e idosos. Para o Baila Floripa, o balanço foi preciosamente positivo.
SELEÇÃO
As inscrições foram abertas gratuitamente a escolas, academias, companhias, bailarinos e grupos, profissionalizados ou não, de todo o País e também do exterior, sendo que cada grupo ou dançarino pôde enviar até três coreografias, sem limite de componentes. A comissão organizadora recebeu para avaliação 86 trabalhos – 12 a mais que no ano passado – provenientes de diversas regiões do Brasil.
Três reconhecidos profissionais da área foram convidados pelos organizadores para fazer a seleção: o carioca Edson Nunes, coreógrafo e professor de gerações de dançarinos de salão em Florianópolis e, atualmente, em Porto Alegre; a bailarina, coreógrafa, professora e diretora Bárbara Rey, fundadora do Jovem Ballet de Santa Catarina e ex-presidente da Associação dos Profissionais de Dança de Santa Catarina (Aprodança/SC); e a professora, coreógrafa e diretora Bia Mattar, curadora de diversos festivais brasileiros de dança; ambas da Capital catarinense. Eles analisaram os vídeos dos candidatos, observando a qualidade técnica e artística e a criatividade.
Vinte e dois grupos do Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo tiveram aprovadas 30 coreografias de ritmos variados, entre os quais, bolero, cha-cha-cha, forró, lindy hop, salsa, samba, swing, tango, west coast swing e zouk. Para os não residentes na Grande Florianópolis será fornecido alojamento durante os quatro dias da mostra.
WORKSHOPS
Uma equipe de 32 professores foi convidada para ensinar lições práticas de bolero, forró, salsa, samba de gafieira, samba-rock, sertanejo, tango, west coast swing e zouk. São profissionais de Santa Catarina e de outros estados, com trabalho reconhecido dentro e fora do País, além de dançarinos do exterior, que darão aulas para turmas divididas nos níveis iniciante e intermediário/avançado.
As aulas, dependendo do ritmo, duram 60 ou 90 minutos cada uma e serão ministradas de 21 a 24 de abril, simultaneamente, em três salas do Majestic Palace Hotel, em cinco horários diferentes, das 12h30 às 18h30:
21/04 – quinta-feira
*12h30: Fabiano Silveira e Geovana de Oliveira (Florianópolis/SC) – tango intermediário/avançado. Leandro Murillo e Pricila Delonê (São José/SC) – samba de gafieira iniciante.
*13h40: Ruan Patrício e Bi Almeida (Florianópolis/SC) – zouk iniciante. Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP) – samba-rock intermediário/avançado.
*14h50: Edson Nunes e Alexandra Kirinus (Porto Alegre/RS) – bolero intermediário/avançado. Daniel Pozzobon e Sheila Ludwig (Florianópolis/SC) – tango iniciante.
*16h00: Rick Torri (Florianópolis/SC) – salsa iniciante. Luiz Kirinus e Tatiana Leme (Florianópolis/SC) – samba de gafieira intermediário/avançado.
*17h10: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA) – west coast swing intermediário/avançado. Ademir Gasstmann Jr. (São José/SC) – sertanejo iniciante.
22/04 – sexta-feira
*12h30: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – samba intermediário/avançado. Alexandre Melo e Rosita Gevaerd (Florianópolis/SC) – bolero iniciante.
*13h40: Mafie Zouker (Rio de Janeiro/RJ) e Tracy Freitas (Porto Alegre/RS) – zouk intermediário/avançado. Luiz Kirinus e Tatiana Leme (Florianópolis/SC) – samba de gafieira iniciante.
*14h50: Fabiano Vivas e Juliana Espíndola (Rio de Janeiro/RJ) – samba intermediário/avançado. Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP) – salsa intermediário/avançado.
*16h00: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – zouk intermediário/avançado. Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG) – tango intermediário/avançado. Leandro Murillo e Pricila Delonê (São José/SC) – samba de gafieira iniciante.
*17h10: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA) – west coast swing intermediário/avançado. Alexandre de Souza e Eliza Moritz (Florianópolis/SC) – forró iniciante. Daniel Pozzobon e Sheila Ludwig (Florianópolis/SC) – tango iniciante.
23/04 – sábado
*12h30: Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG) – tango intermediário/avançado. Rick Torri (Florianópolis/SC) – salsa iniciante.
*13h40: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – zouk intermediário/avançado. Ruan Patrício e Bi Almeida (Florianópolis/SC) – zouk iniciante.
*14h50: Fabiano Vivas e Juliana Espíndola (Rio de Janeiro/RJ) – samba intermediário/avançado. Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP) – salsa intermediário/avançado.
*16h00: Mafie Zouker (Rio de Janeiro/RJ) e Tracy Freitas (Porto Alegre/RS) – zouk intermediário/avançado. Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP) – samba-rock intermediário. Ademir Gasstmann Jr. (São José/SC) – sertanejo iniciante.
*17h10: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – samba intermediário/avançado. Alexandre de Souza e Eliza Moritz (Florianópolis/SC) – forró iniciante. Alexandre Melo e Rosita Gevaerd (Florianópolis/SC) – bolero iniciante.
24/04 – domingo
*12h30: Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG) – tango intermediário/avançado. Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP) – salsa intermediário/avançado.
*13h40: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – samba intermediário/avançado. Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP) – samba-rock intermediário/avançado.
*14h50: Mafie Zouker (Rio de Janeiro/RJ) – zouk intermediário/avançado. Fabiano Vivas e Juliana Espíndola (Rio de Janeiro/RJ) – samba intermediário/avançado.
*16h00: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – zouk intermediário/avançado.
*17h10: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA) – west coast swing intermediário/avançado.
Para frequentar os workshops de nível intermediário/avançado é necessário adquirir o pacote completo, que dá direito a 17 horas de aulas em ritmos diferentes, ingressos para as três noites de espetáculo no Teatro Governador Pedro Ivo e ingressos para os quatro bailes de confraternização no Majestic Palce Hotel. O custo é de R$ 500,00 e R$ 400,00 (sócio Acads). Os cursos para as turmas iniciantes são gratuitos.
Em função da grande procura, também está sendo oferecido um pacote especial para o workshop de west coast swing, com os americanos Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann. Dá direito a três aulas de 90 minutos cada uma, ingressos para todas as noites de espetáculos e bailes. As taxas são de R$ 400,00 e R$ 350,00 (sócio Acads). O pagamento dos pacotes pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.
Também é possível fazer aulas avulsas de 60 minutos ao preço de R$ 50,00 e R$ 40,00 (sócios Acads). O ritmo west coast swing, que têm carga horária maior, custa R$ 80,00 e R$ 70,00, na mesma ordem.
As vagas são limitadas e a inscrição para o nível intermediário/avançado deve ser feita por meio do site www.bailafloripa.com.br até o dia 20 de abril. Entre os dias 21 e 24, a matrícula será efetuada somente no Majestic Palace Hotel até a hora de começar a aula. Os interessados em fazer os workshops de nível iniciante devem comparecer no local até 10 minutos antes do início da aula.
Majestic Palace Hotel
Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro – Florianópolis/SC
(48) 3231-8000 – www.majesticpalace.com.br
MARATONA COREOGRÁFICA
Além dos workshops tradicionais, o Baila Floripa lançou uma novidade este ano: a Maratona Coreográfica. Consiste em um curso intensivo de 12 horas com os bailarinos e coreógrafos Jomar Mesquita e Juliana Macedo, diretores da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte (MG). Durante as aulas, entre os dias 22 e 24, será elaborado um trabalho a ser apresentado na sessão de encerramento, no Teatro Governador Pedro Ivo, com direção do dançarino mineiro.
As inscrições foram abertas a duplas de qualquer procedência. Sete casais foram escolhidos pelo próprio Jomar, baseando-se em critérios como criatividade, qualidade técnica e artística. A seleção ocorreu por meio de vídeos, contendo um trecho de coreografia e um improviso baseados na música “Último Desejo”, de Noel Rosa, na versão interpretada pelo violinista Nicolas Krassik.
Selecionados
*Cristovão Christianis e Katiusca Dickow (Curitiba/PR).
*Daniel Pozzobon e Aline Tombini (Florianópolis/SC).
*Edson Carneiro e Carina Trombin (Curitiba/PR).
*Jall Martins e Juliana Dias (Curitiba/PR).
*James Batista e Andréia Zaida (Florianópolis/SC).
*Luiz Dalazen e Giuliana Manfio (Curitiba/PR).
*Rodrigo Schifini e Kamila Hoffmann (Florianópolis/SC).
BAILES
Os bailes de confraternização estão programados para todas as noites do evento, de 21 a 24 de abril, no piso G2 do Majestic Palace Hotel, com animação do DJ Zé do Lago, de São Paulo. O primeiro deles iniciará às 21h00 e terá ainda como atrações a Ronda dos Professores (com rápidas apresentações de improviso) e a realização do Baila Floripa Duo 2011 – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão.
Já nas noites de 22 e 23, o som ganha reforço do DJ Mafie Zouker, do Rio de Janeiro, no Espaço Zouk. E, para a festa de encerramento, haverá o Espaço Forró, com música ao vivo da banda Guaypeka, de Florianópolis. Os três últimos bailes começarão às 23h30. Os ingressos custam R$ 20,00 ou R$ 15,00 (sócio Acads).
Também é possível comprar um pacote com entradas para os quatro bailes e para as três noites de espetáculo que ocorrerão no Teatro Governador Pedro Ivo por R$ 130,00 e R$ 90,00 (sócio Acads) à vista. Se optar pelo parcelamento em até 12 vezes os valores passam para R$ 135,00 e R$ 95,00, sendo que a compra deve ser feita por intermédio do site www.bailafloripa.com.br. Quem adquirir o pacote de workshops já tem garantidos ingressos para toda a programação. As matrículas serão aceitas por meio do mesmo site até o dia 20 ou pessoalmente, a partir do dia 21, no hotel Majestic.
Onde comprar o ingresso
*Sede da Acads (atualmente, no Centro Cultural Kirinus): das 9h00 às 22h30, até o dia 20/04. Rua Lauro Linhares, n° 1.335, Trindade. Contatos: (48) 3233-6868 e www.kirinus.com.br.
*Majestic Palace Hotel: de 21 a 24/04, das 11h30 às 19h00 e na hora do baile. Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro. Contatos: (48) 3231-8000 e www.majesticpalace.com.br.
*Pacotes promocionais por meio do site www.bailafloripa.com.br.
VI CONCURSO DE DUPLAS DE DANÇA DE SALÃO
O Baila Floripa Duo 2011 – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão ocorrerá dia 21 de abril, a partir das 22h30, no piso G2 do Majestic Palace Hotel, durante o baile de abertura do evento. Podem competir bailarinos amadores e profissionais de qualquer idade e procedência.
O campeonato limita a participação máxima de quinze duplas. Caso o número de concorrentes não atinja a quantidade mínima de cinco casais, poderá ser cancelado de acordo com a avaliação da comissão organizadora. A disputa será desenvolvida em até três baterias eliminatórias (considerando-se o número de inscritos) e uma bateria final com os cinco pares de maior pontuação acumulada. Na última etapa, a contagem de pontos reinicia do zero.
As duplas serão avaliadas pelo seu desempenho nos ritmos bolero, samba, salsa, tango e zouk, sendo que os bailarinos deverão dançar cada um deles por, aproximadamente, dois minutos. As músicas e a ordem dos ritmos serão sorteadas pela comissão organizadora antes de cada bateria. Os jurados, reconhecidos profissionais da área convidados pela organização, observarão os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão.
Premiação
O primeiro colocado receberá como prêmio R$ 2.000,00 + pacote completo com hospedagem e alimentação para o Baila Costão 2011; o segundo um pacote completo com hospedagem para o Baila Floripa 2012; e o terceiro um pacote completo para o Congresso Internacional de Tango – Florianópolis Tango 2012. O Baila Costão será de 28 a 31 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, extremo Norte da Ilha de Santa Catarina. O Congresso de Tango ocorre no hotel Majestic, no mês de fevereiro.
Além disso, o casal vencedor fará participação especial no encerramento do Baila Floripa, dia 24 de abril, no Teatro Governador Pedro Ivo, e estará automaticamente inscrito para a mostra oficial do Baila Floripa 2012, se atingir a nota média da etapa final superior a oito.
Os candidatos devem preencher formulário até as 17h00 do dia 21, no site www.bailafloripa.com.br ou pessoalmente no local do concurso. A taxa de inscrição por dupla custa R$ 120,00 até o dia 20 de abril, passando para R$ 150,00 no dia da prova. Este valor inclui o acesso ao baile de abertura.
Majestic Palace Hotel
Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro – Florianópolis/SC
(48) 3231-8000 – www.majesticpalace.com.br
ESPETÁCULOS
Os espetáculos da mostra oficial ocorrerão no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, a partir das 21h00, nos dias 22, 23 e 24. Serão apresentados números de diversos ritmos de salão, entre eles, bolero, cha-cha-cha, forró, lindy hop, salsa, samba, swing, tango, west coast swing e zouk.
Em todas as sessões, subirão ao palco grupos selecionados do Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de bailarinos convidados, professores e participantes especiais de diferentes estados brasileiros, Austrália, Estados Unidos e Noruega.
As poltronas não são numeradas e a entrada da noite de abertura custa R$ 40,00 ou R$ 20,00 para idosos, estudantes e quem comprar antecipadamente nas escolas conveniadas à Acads (lista no final do texto). Para as sessões dos dias 23 e 24, os valores serão R$ 30,00 e R$ 15,00, respectivamente.
Há opção de adquirir um pacote com entradas para as três noites de espetáculo e para os quatro bailes que ocorrerão no Majestic Palace Hotel ao custo de R$ 130,00 e R$ 90,00 (sócio Acads) à vista. Se optar pelo parcelamento em até 12 vezes os valores passam para R$ 135,00 e R$ 95,00, sendo que a compra deve ser feita por intermédio do site www.bailafloripa.com.br. Quem adquirir o pacote de workshops já tem garantidos ingressos para toda a programação. As matrículas serão aceitas por meio do mesmo site até o dia 20 ou pessoalmente, a partir do dia 21, no hotel Majestic.
Onde comprar o ingresso
*Teatro Governador Pedro Ivo: diariamente, das 14h00 às 20h00. Nos dias de espetáculo, até a hora do início da sessão. Anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, Rodovia SC-401, km 5, nº 4.600, Saco Grande. Contatos: (48) 3233-7229, 3233-0170 e www.teatropedroivo.sc.gov.br.
*Escolas conveniadas (lista no final do texto): até 20/04, com valores de ingresso antecipado – R$ 20,00 a noite de abertura e R$ 15,00 as demais sessões.
*Majestic Palace Hotel: de 21 a 24/04, das 11h30 às 19h00. Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro. Contatos: (48) 3231-8000 e www.majesticpalace.com.br.
*Pacotes promocionais por meio do site www.bailafloripa.com.br.
APOIOS
A X Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2011 é realizada com o apoio de Baila Costão, blog Dança Catarina (dancacatarina.com), Casa do Pintor, Congresso Internacional de Tango – Florianópolis Tango, Costa Cruzeiros, Dance Muito Mais, Emporium das Artes, jornal “Dance”, Leandro Martins Fotografia, Majestic Palace Hotel, Niu Artes, Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis e Sollo Pizza.
CRONOGRAMA DE ESPETÁCULOS
Teatro Governador Pedro Ivo – 21h00
22/04 – sexta-feira
01. Professores: Fabiano Silveira e Geovana Oliveira (Florianópolis/SC).
02. Professores: Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP).
03. Professores: Bi Almeida e Magno Dutra (Florianópolis/SC).
04. Professores: Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP).
05. Professores: Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG).
06. Professores: Edson Nunes e Alexandra Kirinus (Porto Alegre/RS).
07. Professores: Leandro Murillo e Pricila Delonê (São José/SC).
08. Professores: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália).
09. Professores: Daniel Pozzobon e Déborah Farias (Florianópolis/SC).
10. Professores: Jomar Mesquita e Juliana Macedo (Belo Horizonte/MG).
Intervalo – 10 minutos
11. Convidados: Fabio Reis e Marilia Cervi, bicampeões brasileiros de forró (São Paulo/SP).
12. “Reyza, You know What!”, de Arthur Bellaguarda, Zouk Still (Florianópolis/SC).
13. “Broken Strings”, de Diego Borges e Jéssica Pacheco, Cia. Diego Borges (Fortaleza/CE).
14. “Saudade d'Ocê”, de Clei Giovani Souza, Passo Bello (Ituporanga/SC).
15. “Jump Jive”, de Carol Isolani e William Morais, Egos (Curitiba/PR).
16. “Para”, criação coletiva, Grupo Experimental CCK (Florianópolis/SC).
17. “Composição 9”, de Guilherme Rocha e Cacá Rögelin, Salão de Dança – Ensino, Arte, Cultura (Florianópolis/SC).
18. Professores: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA).
23/04 – sábado
01. Convidados: Rafael Martins e Giulianna Davoli (São Paulo/SP).
02. “Te Amo”, de José Roberto e Lara Savik, Cia. Clube Latino (São Paulo/SP).
03. “Mi Sócio”, de Gerson Vargas, Projeto Sabor Latino (Porto Alegre/RS).
04. “Não Vale a Pena”, de Luiz Dalazen & Giuliana Manfio, Luiz Dalazen & Giuliana Manfio (Curitiba/PR).
05. “Zurck”, de Tracy Freitas, Cia. de Dança Tracy Freitas (Porto Alegre/RS).
06. “Bulir cum Tu”, de J. Junior, Interacto Academia de Dança (São Paulo/SP).
07. “Você me vira a Cabeça”, de Clei Giovani Souza, Passo Bello (Ituporanga/SC).
08. Participação especial: Hip Hop Soul, vencedor do Prêmio Desterro 2010 – I Festival de Dança de Florianópolis (Florianópolis/SC).
Intervalo – 10 minutos
09. Convidados: Cristovão Christianis e Katiusca Dickow (Curitiba/PR).
10. “You make it Real”, de Igor Pitangui, Cia. Duo Artístico (Belo Horizonte/MG).
11. “Praia Nua”, de Deny Ronaldo e Fabi Chagas, Clube Latino (São Paulo/SP).
12. Participação especial: “Paixão Carioca”, de Karina, SalsaSite Samba Student Team (Oslo/Noruega).
13. “Promessas”, de Nando Berto e Leonessa Boing, Cia. de Dança Nando Berto, (Florianópolis/SC).
14. “Um Só Sempre é Demais”, criação coletiva, Oito Tempos Grupo de Dança (Curitiba/PR).
15. “Ghost”, de Tatiana Asinelli, Casa de Dança Tatiana Asinelli (Curitiba/PR).
16. Professores: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália).
24/04 – domingo
01. Maratona Coreográfica: Cristovão Christianis e Katiusca Dickow, Luiz Dalazen e Giuliana Manfio, Jall Martins e Juliana Dias, Edson Carneiro e Carina Trombin (Curitiba/PR), James Batista e Andréia Zaida, Daniel Pozzobon e Aline Tombini, Rodrigo Schifini e Kamila Hoffmann (Florianópolis/SC), direção Jomar Mesquita e Juliana Macedo (Belo Horizonte/MG).
02. “Falling in Love”, de Diego Borges e Jéssica Pacheco, Cia. Diego Borges (Fortaleza/CE).
03. “Às Sobras”, de Guilherme Rocha e Cacá Rögelin, Salão de Dança – Ensino, Arte, Cultura (Florianópolis/SC).
04. “After All”, de K-Yo Victor & Gabi Póvoa, Zouk Freestyle (Brasília/DF).
05. Participação especial: “Gatosos”, de Ronaldo Rodrigues, Grupo Terceira Idade (Florianópolis/SC).
06. “Let it Shine”, de Jall Martins e Talita Marques, Oito Tempos Grupo de Dança (Curitiba/PR).
07. Participação especial: Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich, campeões do Prima Tango Show 2011(Florianópolis/SC).
Intervalo – 10 minutos
08. Professores: Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP).
09. “Metade”, de Nando Berto, Cia. de Dança Nando Berto (Florianópolis/SC).
10. “Balaio”, de Ícaro Henrique & Lorena Scremin, Ícaro Henrique & Lorena Scremin (Curitiba/PR).
11. “Nenhum Passo Só”, de Roberto Motta e Alini Lima, Interacto Academia de Dança (São Paulo/SP).
12. “El Andén”, criação coletiva, Rafael Martins e Giulianna Davoli (São Paulo/SP), Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich (Florianópolis/SC).
13. “Swing Americano”, de Aline e Emerson Deimiquei, Abrazo Cia. de Dança (Porto Alegre/RS).
14. “Efeito Supersônico”, criação coletiva, Bi Almeida Cia. de Dança (Florianópolis/SC).
15. Professores: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA).
ESCOLAS CONVENIADAS
Ateliê da Dança
Avenida Presidente Nereu Ramos, n° 687, Campinas – São José/SC
(48) 3241-9925 – www.ateliedadanca.com.br
Casarão da Dança
Rua Hermann Blumenau, n° 228, Centro – Florianópolis/SC
(48) 3206-4650 – www.casaraodadanca.com.br
Centro Cultural Kirinus
Rua Lauro Linhares, n° 1.335, Trindade – Florianópolis/SC
(48) 3233-6868 – www.kirinus.com.br
Centro de Dança Laura Flores
Rua João de Deus Machado, n° 43, Trindade – Florianópolis/SC
(48) 3238-8888 – www.lauraflores.com.br
Centro de Dança Passo a Passo
Rua Delamar José da Silva, n° 254, Kobrasol – São José/SC
(48) 3035-1886 – passoapasso.danca@hotmail.com
Espaço Vida Saudável
Rua Idalina Pereira, n° 124, Agronômica – Florianópolis/SC
(48) 3333-2149 – www.vidasaudavel.org.br
Ritmo
Rua Marechal Hermes, n° 110, Estreito – Florianópolis/SC
(48) 3240-2139 – www.ritmofloripa.com.br
Salão de Dança
Avenida Santa Catarina, n° 1.589, Balneário – Florianópolis/SC
(48) 3207-4675/8404-7579 – www.salaodedanca.com.br
Studio de Dança Fabiano Silveira
Rua São Jorge, n° 202, Centro – Florianópolis/SC
(48) 3222-9292 – www.fabianosilveira.com.br
Marcos Reichardt Cardoso (SC 0461 JP)
jornalismo - assessoria de imprensa
(48) 9972-0991
marcosreichardtcardoso@yahoo.com.br
X MOSTRA DE DANÇA DE SALÃO DE FLORIANÓPOLIS – BAILA FLORIPA 2011
A Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), de 21 a 24 de abril, realizará a X Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2011. Durante quatro dias, a capital catarinense será sede de um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, reunindo artistas de diversas regiões do País e do exterior.
Os espetáculos ocorrerão no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, nas noites de 22, 23 e 24. Nas três sessões, serão apresentados trabalhos de grupos selecionados, professores, bailarinos convidados e participantes especiais do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Austrália, Estados Unidos e Noruega.
Já os workshops serão ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros no piso G2 do Majestic Palace Hotel, na Avenida Beira-Mar Norte, durante os quatro dias. Os alunos serão divididos em turmas de nível iniciante (com aulas gratuitas) e intermediário/avançado. Novidade na edição deste ano é a Maratona Coreográfica, um curso intensivo com Juliana Macedo e Jomar Mesquita, diretores da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, para o qual foram selecionados casais de bailarinos.
Ainda no hotel Majestic, em todas as noites, haverá bailes de confraternização, animados por DJs e música ao vivo. No primeiro deles, também será realizado o Baila Floripa Duo 2011 – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão, com premiação aos três primeiros classificados. Conforme a presidente da Acads, Aline Menezes, “mesmo com tantos eventos semelhantes no País, o Baila Floripa, como um dos pioneiros, continua sendo referência para bailarinos e profissionais de diversas cidades do Brasil e até mesmo do exterior”.
UMA DÉCADA...
Dez anos são sempre uma marca significativa em tudo que o ser humano vivencia. Momento de repensar o tempo e avaliar prós e contras de um período tão importante. Naturalmente, é com esta mesma perspectiva que a Mostra de Dança de Salão de Florianópolis chega à sua décima edição. Porém, com responsabilidade ainda maior, à medida que milhares de pessoas participaram deste ciclo que se completa, seja nas salas de aula, nos salões de baile, no palco ou na plateia.
O evento, desde que surgiu em 2002, tem a coletividade como alicerce: um grupo de entusiastas da dança de salão, organizado na forma de associação e determinado a mobilizar a sociedade em torno de uma iniciativa audaciosa – visionária, por causa do seu potencial artístico de linguagem universal, e corajosa, justamente pelo fato de o resultado de tanto esforço, na época, ser ainda uma incógnita.
Pois o Baila Floripa atravessou uma década ileso a todo tipo de dificuldade e orgulhoso de se tornar referência no País. Nas palavras dos próprios artistas que vêm de outros estados, frequentadores de festivais congêneres, a mostra de Florianópolis é a grande vitrine da dança de salão brasileira. Dançar sob seus holofotes é sinônimo de conquista. Trata-se do mais completo encontro nacional desta vertente, por abrir espaço para todos os ritmos de salão, proporcionando cursos, palestras, debates, exposições, bailes, concursos, além de ser único a selecionar e convidar bailarinos para apresentações em teatro e locais públicos.
Em dez anos, terão subido aos nossos palcos centenas de dançarinos de todas as regiões do Brasil e de diversos países, artistas que já foram aplaudidos em todos os continentes. Igualmente volumosa é a presença dos praticantes desta atividade nos bailes de confraternização e nos cursos programados, muitos deles gratuitos. Gente ansiosa por aprender ou aprimorar seus passos, seja lá qual o motivo: sociabilização, benefícios físicos e mentais, inclusão social ou mesmo carreira profissional. E o público, aos milhares, é sempre crescente.
O Baila Floripa e a própria Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), que o realiza, são precursores enquanto projeto artístico-cultural e órgão representativo. Pelo formato em que foi concebido, até hoje, o evento é espelho, fonte de consulta e intercâmbio para vários empreendimentos deste tipo. A entidade, fundada em 2000, veio antes mesmo de ser criada uma associação nacional, servindo de embasamento e fomentando a criação de regionais estaduais e municipais.
Toda esta movimentação tem por objetivo difundir, organizar e profissionalizar a dança de salão, uma prática que acompanha o desenvolvimento da humanidade e está presente no Brasil desde a sua colonização. Hoje, a atividade está nos espetáculos teatrais, musicais, programas de TV, artes plásticas, cinema e literatura, muitas vezes, como protagonista. Presente nas escolas, hospitais, asilos, navios e hotéis, entre crianças, adultos e idosos. Para o Baila Floripa, o balanço foi preciosamente positivo.
SELEÇÃO
As inscrições foram abertas gratuitamente a escolas, academias, companhias, bailarinos e grupos, profissionalizados ou não, de todo o País e também do exterior, sendo que cada grupo ou dançarino pôde enviar até três coreografias, sem limite de componentes. A comissão organizadora recebeu para avaliação 86 trabalhos – 12 a mais que no ano passado – provenientes de diversas regiões do Brasil.
Três reconhecidos profissionais da área foram convidados pelos organizadores para fazer a seleção: o carioca Edson Nunes, coreógrafo e professor de gerações de dançarinos de salão em Florianópolis e, atualmente, em Porto Alegre; a bailarina, coreógrafa, professora e diretora Bárbara Rey, fundadora do Jovem Ballet de Santa Catarina e ex-presidente da Associação dos Profissionais de Dança de Santa Catarina (Aprodança/SC); e a professora, coreógrafa e diretora Bia Mattar, curadora de diversos festivais brasileiros de dança; ambas da Capital catarinense. Eles analisaram os vídeos dos candidatos, observando a qualidade técnica e artística e a criatividade.
Vinte e dois grupos do Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo tiveram aprovadas 30 coreografias de ritmos variados, entre os quais, bolero, cha-cha-cha, forró, lindy hop, salsa, samba, swing, tango, west coast swing e zouk. Para os não residentes na Grande Florianópolis será fornecido alojamento durante os quatro dias da mostra.
WORKSHOPS
Uma equipe de 32 professores foi convidada para ensinar lições práticas de bolero, forró, salsa, samba de gafieira, samba-rock, sertanejo, tango, west coast swing e zouk. São profissionais de Santa Catarina e de outros estados, com trabalho reconhecido dentro e fora do País, além de dançarinos do exterior, que darão aulas para turmas divididas nos níveis iniciante e intermediário/avançado.
As aulas, dependendo do ritmo, duram 60 ou 90 minutos cada uma e serão ministradas de 21 a 24 de abril, simultaneamente, em três salas do Majestic Palace Hotel, em cinco horários diferentes, das 12h30 às 18h30:
21/04 – quinta-feira
*12h30: Fabiano Silveira e Geovana de Oliveira (Florianópolis/SC) – tango intermediário/avançado. Leandro Murillo e Pricila Delonê (São José/SC) – samba de gafieira iniciante.
*13h40: Ruan Patrício e Bi Almeida (Florianópolis/SC) – zouk iniciante. Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP) – samba-rock intermediário/avançado.
*14h50: Edson Nunes e Alexandra Kirinus (Porto Alegre/RS) – bolero intermediário/avançado. Daniel Pozzobon e Sheila Ludwig (Florianópolis/SC) – tango iniciante.
*16h00: Rick Torri (Florianópolis/SC) – salsa iniciante. Luiz Kirinus e Tatiana Leme (Florianópolis/SC) – samba de gafieira intermediário/avançado.
*17h10: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA) – west coast swing intermediário/avançado. Ademir Gasstmann Jr. (São José/SC) – sertanejo iniciante.
22/04 – sexta-feira
*12h30: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – samba intermediário/avançado. Alexandre Melo e Rosita Gevaerd (Florianópolis/SC) – bolero iniciante.
*13h40: Mafie Zouker (Rio de Janeiro/RJ) e Tracy Freitas (Porto Alegre/RS) – zouk intermediário/avançado. Luiz Kirinus e Tatiana Leme (Florianópolis/SC) – samba de gafieira iniciante.
*14h50: Fabiano Vivas e Juliana Espíndola (Rio de Janeiro/RJ) – samba intermediário/avançado. Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP) – salsa intermediário/avançado.
*16h00: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – zouk intermediário/avançado. Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG) – tango intermediário/avançado. Leandro Murillo e Pricila Delonê (São José/SC) – samba de gafieira iniciante.
*17h10: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA) – west coast swing intermediário/avançado. Alexandre de Souza e Eliza Moritz (Florianópolis/SC) – forró iniciante. Daniel Pozzobon e Sheila Ludwig (Florianópolis/SC) – tango iniciante.
23/04 – sábado
*12h30: Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG) – tango intermediário/avançado. Rick Torri (Florianópolis/SC) – salsa iniciante.
*13h40: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – zouk intermediário/avançado. Ruan Patrício e Bi Almeida (Florianópolis/SC) – zouk iniciante.
*14h50: Fabiano Vivas e Juliana Espíndola (Rio de Janeiro/RJ) – samba intermediário/avançado. Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP) – salsa intermediário/avançado.
*16h00: Mafie Zouker (Rio de Janeiro/RJ) e Tracy Freitas (Porto Alegre/RS) – zouk intermediário/avançado. Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP) – samba-rock intermediário. Ademir Gasstmann Jr. (São José/SC) – sertanejo iniciante.
*17h10: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – samba intermediário/avançado. Alexandre de Souza e Eliza Moritz (Florianópolis/SC) – forró iniciante. Alexandre Melo e Rosita Gevaerd (Florianópolis/SC) – bolero iniciante.
24/04 – domingo
*12h30: Lucas Bittencourt e Silvia Senra (Belo Horizonte/MG) – tango intermediário/avançado. Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo/SP) – salsa intermediário/avançado.
*13h40: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – samba intermediário/avançado. Edson Modesto e Cíntia Fiaschi (São Paulo/SP) – samba-rock intermediário/avançado.
*14h50: Mafie Zouker (Rio de Janeiro/RJ) – zouk intermediário/avançado. Fabiano Vivas e Juliana Espíndola (Rio de Janeiro/RJ) – samba intermediário/avançado.
*16h00: Kadu Pires e Larissa Thayane (Brisbane/Austrália) – zouk intermediário/avançado.
*17h10: Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann (Los Angeles/EUA) – west coast swing intermediário/avançado.
Para frequentar os workshops de nível intermediário/avançado é necessário adquirir o pacote completo, que dá direito a 17 horas de aulas em ritmos diferentes, ingressos para as três noites de espetáculo no Teatro Governador Pedro Ivo e ingressos para os quatro bailes de confraternização no Majestic Palce Hotel. O custo é de R$ 500,00 e R$ 400,00 (sócio Acads). Os cursos para as turmas iniciantes são gratuitos.
Em função da grande procura, também está sendo oferecido um pacote especial para o workshop de west coast swing, com os americanos Jordan Frisbee e Tatiana Mollmann. Dá direito a três aulas de 90 minutos cada uma, ingressos para todas as noites de espetáculos e bailes. As taxas são de R$ 400,00 e R$ 350,00 (sócio Acads). O pagamento dos pacotes pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.
Também é possível fazer aulas avulsas de 60 minutos ao preço de R$ 50,00 e R$ 40,00 (sócios Acads). O ritmo west coast swing, que têm carga horária maior, custa R$ 80,00 e R$ 70,00, na mesma ordem.
As vagas são limitadas e a inscrição para o nível intermediário/avançado deve ser feita por meio do site www.bailafloripa.com.br até o dia 20 de abril. Entre os dias 21 e 24, a matrícula será efetuada somente no Majestic Palace Hotel até a hora de começar a aula. Os interessados em fazer os workshops de nível iniciante devem comparecer no local até 10 minutos antes do início da aula.
Majestic Palace Hotel
Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro – Florianópolis/SC
(48) 3231-8000 – www.majesticpalace.com.br
MARATONA COREOGRÁFICA
Além dos workshops tradicionais, o Baila Floripa lançou uma novidade este ano: a Maratona Coreográfica. Consiste em um curso intensivo de 12 horas com os bailarinos e coreógrafos Jomar Mesquita e Juliana Macedo, diretores da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte (MG). Durante as aulas, entre os dias 22 e 24, será elaborado um trabalho a ser apresentado na sessão de encerramento, no Teatro Governador Pedro Ivo, com direção do dançarino mineiro.
As inscrições foram abertas a duplas de qualquer procedência. Sete casais foram escolhidos pelo próprio Jomar, baseando-se em critérios como criatividade, qualidade técnica e artística. A seleção ocorreu por meio de vídeos, contendo um trecho de coreografia e um improviso baseados na música “Último Desejo”, de Noel Rosa, na versão interpretada pelo violinista Nicolas Krassik.
Selecionados
*Cristovão Christianis e Katiusca Dickow (Curitiba/PR).
*Daniel Pozzobon e Aline Tombini (Florianópolis/SC).
*Edson Carneiro e Carina Trombin (Curitiba/PR).
*Jall Martins e Juliana Dias (Curitiba/PR).
*James Batista e Andréia Zaida (Florianópolis/SC).
*Luiz Dalazen e Giuliana Manfio (Curitiba/PR).
*Rodrigo Schifini e Kamila Hoffmann (Florianópolis/SC).
BAILES
Os bailes de confraternização estão programados para todas as noites do evento, de 21 a 24 de abril, no piso G2 do Majestic Palace Hotel, com animação do DJ Zé do Lago, de São Paulo. O primeiro deles iniciará às 21h00 e terá ainda como atrações a Ronda dos Professores (com rápidas apresentações de improviso) e a realização do Baila Floripa Duo 2011 – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão.
Já nas noites de 22 e 23, o som ganha reforço do DJ Mafie Zouker, do Rio de Janeiro, no Espaço Zouk. E, para a festa de encerramento, haverá o Espaço Forró, com música ao vivo da banda Guaypeka, de Florianópolis. Os três últimos bailes começarão às 23h30. Os ingressos custam R$ 20,00 ou R$ 15,00 (sócio Acads).
Também é possível comprar um pacote com entradas para os quatro bailes e para as três noites de espetáculo que ocorrerão no Teatro Governador Pedro Ivo por R$ 130,00 e R$ 90,00 (sócio Acads) à vista. Se optar pelo parcelamento em até 12 vezes os valores passam para R$ 135,00 e R$ 95,00, sendo que a compra deve ser feita por intermédio do site www.bailafloripa.com.br. Quem adquirir o pacote de workshops já tem garantidos ingressos para toda a programação. As matrículas serão aceitas por meio do mesmo site até o dia 20 ou pessoalmente, a partir do dia 21, no hotel Majestic.
Onde comprar o ingresso
*Sede da Acads (atualmente, no Centro Cultural Kirinus): das 9h00 às 22h30, até o dia 20/04. Rua Lauro Linhares, n° 1.335, Trindade. Contatos: (48) 3233-6868 e www.kirinus.com.br.
*Majestic Palace Hotel: de 21 a 24/04, das 11h30 às 19h00 e na hora do baile. Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro. Contatos: (48) 3231-8000 e www.majesticpalace.com.br.
*Pacotes promocionais por meio do site www.bailafloripa.com.br.
VI CONCURSO DE DUPLAS DE DANÇA DE SALÃO
O Baila Floripa Duo 2011 – VI Concurso de Duplas de Dança de Salão ocorrerá dia 21 de abril, a partir das 22h30, no piso G2 do Majestic Palace Hotel, durante o baile de abertura do evento. Podem competir bailarinos amadores e profissionais de qualquer idade e procedência.
O campeonato limita a participação máxima de quinze duplas. Caso o número de concorrentes não atinja a quantidade mínima de cinco casais, poderá ser cancelado de acordo com a avaliação da comissão organizadora. A disputa será desenvolvida em até três baterias eliminatórias (considerando-se o número de inscritos) e uma bateria final com os cinco pares de maior pontuação acumulada. Na última etapa, a contagem de pontos reinicia do zero.
As duplas serão avaliadas pelo seu desempenho nos ritmos bolero, samba, salsa, tango e zouk, sendo que os bailarinos deverão dançar cada um deles por, aproximadamente, dois minutos. As músicas e a ordem dos ritmos serão sorteadas pela comissão organizadora antes de cada bateria. Os jurados, reconhecidos profissionais da área convidados pela organização, observarão os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão.
Premiação
O primeiro colocado receberá como prêmio R$ 2.000,00 + pacote completo com hospedagem e alimentação para o Baila Costão 2011; o segundo um pacote completo com hospedagem para o Baila Floripa 2012; e o terceiro um pacote completo para o Congresso Internacional de Tango – Florianópolis Tango 2012. O Baila Costão será de 28 a 31 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, extremo Norte da Ilha de Santa Catarina. O Congresso de Tango ocorre no hotel Majestic, no mês de fevereiro.
Além disso, o casal vencedor fará participação especial no encerramento do Baila Floripa, dia 24 de abril, no Teatro Governador Pedro Ivo, e estará automaticamente inscrito para a mostra oficial do Baila Floripa 2012, se atingir a nota média da etapa final superior a oito.
Os candidatos devem preencher formulário até as 17h00 do dia 21, no site www.bailafloripa.com.br ou pessoalmente no local do concurso. A taxa de inscrição por dupla custa R$ 120,00 até o dia 20 de abril, passando para R$ 150,00 no dia da prova. Este valor inclui o acesso ao baile de abertura.
Majestic Palace Hotel
Avenida Beira-Mar Norte, nº 2.746, centro – Florianópolis/SC
(48) 3231-8000 – www.majesticpalace.com.br
ESPETÁCULOS
Os espetáculos da mostra oficial ocorrerão no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, a partir das 21h00, nos dias 22, 23 e 24. Serão apresentados números de diversos ritmos de salão, entre eles, bolero, cha-cha-cha, forró, lindy hop, salsa, samba, swing, tango, west coast swing e zouk.
Em todas as sessões, subirão ao palco grupos selecionados do Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de bailarinos convidados, professores e participantes especiais de diferentes estados brasileiros, Austrália, Estados Unidos e Noruega.
As poltronas não são numeradas e a entrada da noite de abertura custa R$ 40,00 ou R$ 20,00 para idosos, estudantes e quem comprar antecipadamente nas escolas conveniadas à Acads (lista no final do texto). Para as sessões dos dias 23 e 24, os valores serão R$ 30,00 e R$ 15,00, respectivamente.
Há opção de adquirir um pacote com entradas para as três noites de espetáculo e para os quatro bailes que ocorrerão no Majestic Palace Hotel ao custo de R$ 130,00 e R$ 90,00 (sócio Acads) à vista. Se optar pelo parcelamento em até 12 vezes os valores passam para R$ 135,00 e R$ 95,00, sendo que a compra deve ser feita por intermédio do site