Florianópolis - Estatística da Secretaria da Segurança Pública e Defesa (SSP) aponta março como o mês que registrou o menor múmero de homicídios em Santa Catarina desde o início do ano. Foram 52 ocorrências contra 100 registradas em janeiro, e 84 em fevereiro, no total de 236 homicídios no primeiro trimestre de 2011.
No comparativo janeiro/fevereiro, a redução chegou a 16% e, com relação a março passado, a redução foi ainda maior, chegando a 42%. Os números fazem parte do relatório diário preparado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas (Nuges), da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP.
Ainda de acordo com o documento, no primeiro trimestre de 2011 os crimes crimes contra a vida se concentraram em 73 cidades de um universo de 293 municípios de Santa Catarina. Florianópolis (23), Joinville (20), Palhoça (17), Itajaí (15) e São José (11) são os que registraram maior número de ocorrências. Em 36 cidades houve apenas um homicídio.
O delegado Ênio de Oliveira Mattos, titular da DP de Homicídios da Capital, informou que o tráfico de drogas não é mais o principal motivo dos 26 assassinatos ocorridos em Florianópolis neste ano. “Pelo menos 38% estão relacionados a brigas e rixas, e 34% ao tráfico de drogas”. O delegado também destacou o indice de resolução dos assassianatos: na Capital, 83% dos homicídios já estão com autoria definida.
Outro dado se refere ao percentual de vítimas com antecedentes policiais, que supera os 60%. Já com relação aos autores dos crimes, 66% possuíam antecedentes criminais. O indice de resolução de crimes, de acordo com dados coletados pelo Nuges, mostra que 54% dos homcídios foram esclarecidos com a prisão dos seus autores.