Florianópolis - Durante a abertura da Mercoleite 2011, evento em que o Governo do Estado aplicou R$ 110 mil, o governador Raimundo Colombo afirmou que o setor de agronegócio deve agregar parcerias e ampliar oportunidades para os catarinenses, principalmente para a região da Serra. “Hoje, um terço dos produtores do Estado já não tem sucessão familiar e os jovens acabam se deslocando para os grandes centros. A Serra catarinense é o grande potencial do setor, tem grande capilaridade e rápido impacto”, alerta o governador Raimundo Colombo.
Um bom passo para o fortalecimento e desenvolvimento do setor foi dado, durante a própria Mercoleite 2011. O governador Raimundo Colombo assinou o protocolo de intenções para a instalação da fábrica de Chocoleite em Lages, especializada na recepção de leite e fabricação de produtos. O investimento de R$ 6,5 milhões criará 30 novos empregos diretos. Os atuais 25 mil litros de leite diários serão ampliados para 100 mil litros, em até cinco anos.
A feira realizada em Lages, no Parque Conta Dinheiro, recebeu cerca de 500 animais, com destaque às raças Jersey e Holandesa, além dos tradicionais concursos leiteiros. O evento contará com julgamento de raças, exposições, comercialização, leilões e negócios. “Os produtores têm investido na melhoria genética e o resultado são animais com alta linhagem. Este avanço da nossa produção poderá ser visto na Mercoleite 2011”, declarou o presidente da Aproleite, entidade responsável pela organização do evento, Sérgio Batalha.