Rio do Sul - Sob os olhares da estátua do fundador de Rio do Sul, o desbravador Basílio Corrêa Negredo, que fica em frente à prefeitura, o governador Raimundo Colombo e o prefeito Milton Hobbus comandaram as comemorações dos 80 anos de emancipação política do município, na sexta-feira (15). Colombo comemorou o fato de visitar a cidade em um momento de alegria. “É muito bom vir aqui, agora em momento feliz, após ter visitado a cidade por causa das fortes chuvas que causaram estragos aqui em Rio do Sul”, explicou para as crianças dos colégios municipais, a guarda civil, a orquestra municipal e a população presente.
Como presente de aniversário para a cidade, o governador anunciou parcerias na pavimentação de ruas no município. Entre elas, foi realizada a assinatura do edital de licitação da segunda etapa de pavimentação da estrada Boa Esperança, no valor de R$ 4 milhões, e a parceria no pacote de pavimentação de 200 ruas e becos da cidade entre 2011 e 2012, que começará até o final de abril.
O governador e o prefeito enalteceram o papel importante dos cidadãos no desenvolvimento da cidade e destacaram a importância de realizar as ações em parceria, entre prefeitura, Estado e população. “Ao festejar esse aniversário, nós estamos comemorando os cidadãos riossulenses porque são eles que constroem o município”, destaca Hobbus.
“Aqui eu posso ver os três pilares essenciais: mobilização, organização e conscientização. Em especial pela homenagem prestada a esses senhores que neste ano completam a mesma idade que o municípios e à valorização da educação dos jovens aquí presentes, que são o futuro dessa cidade”, afirmou Colombo em referência à entrega da premiação do Concurso de Oratória – Dia Mundial da Voz, realizado na última quinta-feira (14).
A cerimômia em frente à prefeitura aproximadamente às 10h da manhã. Acompanhados pelo secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, Colombo e Hobbus seguiram para uma sequência de inaugurações de obras por diversos bairros da cidade.
A revitalização da praça Idalício Elias Vieira, no bairro boa vista, que beneficiou 970 famílias. A pavimentação da rua Canoinhas, no Bairro Canta Galo, onde o governador elogiou um dos operários que trabalhou na obra: “Parabéns, Amarildo. Eu fui prefeito três vezes e sei reconhecer que essa obra ficou muito bem feita.” E a inauguração da primeira etapa da pavimentação da Estrada Boa Esperança, uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, no valor de R$ 2,1 milhões. Bairro que, segundo o prefeito, é um dos braços mais importantes para o desenvolvimento de Rio do Sul.
História - O período em que a população reside na região do município de Rio do Sul completa 120 anos no ano que vem. Seu fundador foi Basílio Corrêa Negredo. Os 80 anos comemorados, nesta sexta-feira (15), são do tempo emancipado como município independente. Antes, era um distrito de Blumenau chamado Bella Aliança. Quem conseguiu sua emancipação foi o então deputado Ermemberto Pelizzetti, tranformando-o em município de Rio do Sul no dia 15 de abril de 1931.