São Bento - Cerca de quatrocentos profissionais do magistério estiveram reunidos nesta sexta-feira, dia 15, no salão da Sociedade Bandeirantes para discutir mais uma etapa do Plano Municipal de Educação (PME). Foram apresentadas sugestões para o eixo que trata da Educação à Distância e Novas Tecnologias, o qual terá fórum para aprovação no início de junho.
Durante a abertura do evento o Prefeito Magno Bollmann destacou a importância e necessidade da participação dos professores na elaboração do PME. “Toda essa mobilização e articulação pode gerar um pouco de transtornos no início, mas o resultado será de grandiosa importância e cada um de vocês (professores) poderá se orgulhar de ter participado com suas ideias e sugestões”, enalteceu o Prefeito.
A estruturação do PME tem o apoio e participação de instituições de ensino particulares, municipais e estaduais, além da sociedade civil que integra a comissão dos fóruns permanentes, os quais fazem a aprovação das diretrizes e metas discutidas nos seminários. “O envolvimento de toda a sociedade fortalece o projeto. A sociedade é uma só, não somos setor público separado, o benefício será para todos”, completou Magno.
O tema Educação à Distância e Novas Tecnologias, segundo a secretária Salete Bayerl Spitzner, reflete no que há de mais moderno em termos de aprendizagem, as novas ferramentas disponíveis para uso em sala de aula e também fora dela. “É um tema que deve ser analisado com muita atenção, pois a cada dia temos novidades nesta área”, analisou.
Salete comentou ainda sobre a preocupação da rede municipal em disponibilizar em todas as unidades os centros de informática e a capacitação dos professores para que os mesmos estejam preparados para usufruir e repassar os ensinamentos aos alunos. “Este ano teremos novamente o treinamento dos professores no sistema Linux, ainda em 2010 foram 90 profissionais que receberam treinamento. Nosso objetivo é até julho de 2012 capacitar todos os professores da rede municipal”, disse ela ressaltando que atualmente são mais de 900 professores que trabalham na rede municipal.
O foco das discussões foram as metas para os próximos dez anos. A elaboração do PME ainda terá mais quatro seminários e fóruns permanentes com a presença de representantes da sociedade civil organizada. A previsão de entrega oficial do Plano Municipal de Educação está agendada para fevereiro de 2012.