Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SENAI vai implantar oito unidades especializadas em construção civil em SC

Sábado, 16 de abril de 2011


Serão quatro unidades fixas e quatro móveis, que vão ampliar a formação profissionais para o setor. A instituição já oferece uma centena de cursos no Estado 

Florianópolis - O SENAI de Santa Catarina anunciou na sexta-feira, dia 15, a implantação de oito escolas para a formação de trabalhadores da construção civil em Santa Catarina. Serão quatro unidades fixas - na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Oeste e Sul do Estado - e outras quatro móveis, que percorrerão as demais cidades do estado. A implantação das escolas representará um investimento de R$ 3,5 milhões e contará com apoio do Departamento Nacional do SENAI. O anúncio foi realizado durante a reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção Civil (CDIC) da FIESC.


"Essas escolas será um momento alto para o setor, que poderá resgatar seu papel histórico na economia catarinense, contando com profissionais preparados e qualificados, salientou o presidente da CDIC, Hélio Bairros.

Arruda informou que o SENAI oferece uma centena de cursos para a construção civil em Santa Catarina, em formações de qualificação e aperfeiçoamento, aprendizagem industrial, cursos técnicos, superiores de tecnologia e pós-graduação.

O diretor do SENAI salientou que a dificuldade maior é atrair pessoas para a construção civil. "As pessoas, especialmente as mais jovens, buscam a formação em outras áreas", afirmou. Por isso, ele pediu a cooperação das empresas na captação dos alunos para os cursos.

O vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon) de Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, concorda com essa dificuldade e salienta que o setor da construção civil carrega um estigma de ter alta rotatividade e pagar pouco. "É preciso mostrar à comunidade que a construção tem futuro, que reduziu a rotatividade e que estamos pagando melhor que outros setores".

O SENAI já possui escolas fixas especializadas na formação de profissionais para a construção civil nas cidades de Balneário Camboriú e Blumenau. "O principal resultados que percebemos na escola foi a mobilização das empresas para levar os trabalhadores para a capacitação profissional", salienta Jorge Luiz Strehl, do Sinduscon de Blumenau. "Assim levamos pessoas mais qualificadas para os canteiros de obras", salientou.

Santa Catarina tem 6,6 mil empresas e 76 mil trabalhadores no setor da construção civil. Atualmente o estado tem 3,6 mil obras em edifício e 787 obras de infraestrutura em andamento.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA