Porto União - A Associação de Artesanato Arte do Porto, antes localizada na Estação União, hoje está instalada na Galeria Municipal das Artes, espaço cedido pela Prefeitura de Porto União, na Rua Sete de Setembro, próximo ao Colégio Miguel Farah. A Associação tem como presidente Raquel Storck e Fabíola Storck, como secretária. Além delas uma grande equipe, de 26 associadas e colaboradores, atuam diretamente na confecção de produtos e divulgação desse espaço.
O artesanato é o próprio trabalho manual, que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular. O trabalho promovido por bordadeiras e crocheteiras, segundo Raquel, implica no resgate cultural, incluindo todo tipo de artesanato, do tradicional ao contemporâneo. Raquel é cuidadosa e seletiva na escolha de suas artesãs e zela por um trabalho de atualização e aprimoramento, para maior aperfeiçoamento pessoal e coletivo, exigindo um bom preparo de matéria- prima e acabamento final.
Para esse espaço são feitas diversas peças de diferentes materiais que são explorados de várias formas, utilizando a palha de milho aplicada em bolsas, caixas, baús e cestos. É feita também a decoupage em MDF de várias cores e tamanhos. Os preços alternam de acordo com os materiais usados e de como a artesã desenvolve e aplica sua técnica, seja em tecido ou em objeto.
Vale a pena visitar esse espaço para adquirir uma lembrança para um amigo ou mesmo para um presente de decoração para sua casa. O atendimento é de segunda a sexta-feira em horário comercial e é feito pelas próprias artesãs.