Seconci-SP aponta importância do controle da doença desde o diagnóstico
São Paulo, 09 de novembro de 2016 – A próxima segunda-feira, 14 de novembro, marca o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o número de pessoas vivendo com diabetes quase quadruplicou em 34 anos. Estima-se que 422 milhões de adultos no mundo (8,5% da população) viviam com a doença em 2014. Em 1980, esse número era de 108 milhões (4,7%). Diante desse quadro, a endocrinologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) Monica Reis chama a atenção para a prevenção e tratamentos adequados.
Doença crônica, o diabetes é causado pela diminuição ou até a não produção de insulina pelo pâncreas. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose como fonte de energia. O diabetes ocorre quando a insulina produzida torna-se insuficiente para utilizar o excesso de glicose produzida pelo corpo e a obtida por meio dos alimentos.
“Uma das principais dificuldades em identificar a doença é que ela não apresenta sintomas no início, como é o caso do tipo 2 de diabetes, o mais comum”, afirma a especialista. “Pessoas com histórico familiar da doença, obesidade e sedentarismo devem ficar mais atentas, pois estes são os principais fatores de risco”, afirma. A médica ressalta a importância do controle da doença desde o início. “O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Prevenir reduz as chances de complicações”.
Segundo a dra. Monica, a prática de exercícios físico é fundamental para o paciente com diabetes. “A doença pode ser evitada com estilo de vida saudável e a atividade irá ajudá-lo a controlar o nível de açúcar no sangue”, complementa.
A endocrinologista alerta também para a importância de exames para prevenir as complicações da doença como cegueira e diálise. “Por se tratar de uma doença crônica, exame de fundo de olho, urina, taxa de glicemia, exame dos pés e avaliação cardiológica devem ser realizados anualmente”, disse.
Além disso, uma alimentação saudável e equilibrada, em conjunto com a atividade física e o uso correto dos medicamentos e da insulina quando necessária fazem parte do tratamento do diabetes. A seguir, o Seconci-SP apresenta dicas que contribuem para o diagnóstico e a manutenção da qualidade de vida dos pacientes:
Sintomas |
Prevenção |
ü Sede intensa ü Visão turva ü Perda de peso ü Problemas de ereção ü Urinar em excesso ü Cansaço ü Perda da sensibilidade dos pés |
ü Manter um bom peso ü Dieta alimentar equilibrada (evitar doces e carboidratos em excesso) ü Fazer atividade física com regularidade ü Evitar o uso de bebida alcoólica ü Consultar-se com um médico pelo menos uma vez ao ano |