fLORIANÓPOLIS - Por intermédio da deputada Ana Paula Lima (PT), em acordo com os lideres de bancadas, o Parlamento catarinense recebeu na tarde de hoje (13) o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Jovino Cardoso Neto. A vista teve como propósito relatar a situação preocupante da sociedade referente à falta de segurança pública, além de tentar mobilizar e sensibilizar as autoridades para combater a crescente onda de violência em Blumenau e região.
Acompanhado de uma comitiva de vereadores blumenauenses, Jovino aproveitou a oportunidade para entregar a Casa um abaixo-assinado com as reivindicações da população na prevenção e combate à violência. “Atualmente Blumenau conta com 284 policiais militares para uma população de 320 mil habitantes. Essa realidade faz com que a marginalidade cresça. Precisamos reverter essa situação, pois acreditamos que o Parlamento, junto ao Poder Executivo, tem condições de mudar essa realidade”, mencionou.
Na condição de representante do poder legislativo municipal, o vereador ressaltou as principais reivindicações da população, entre elas a necessidade de aumento do efetivo policial, aquisição de equipamentos, ampliação do sistema de câmeras de vigilância, a renovação e o aumento da frota de viaturas e a reestruturação do Presídio Regional de Blumenau.
Jovino reiterou ainda que as reivindicações correspondem à carência do setor na região, uma vez que o efetivo das polícias diminuiu ao longo dos anos e o número de câmeras de vigilância ficou insuficiente. Além das solicitações apresentadas, ele informou que o Presídio Regional de Blumenau está cada vez mais inseguro, com registros de fuga e superlotação. “Nosso presídio tem capacidade para 360 detentos e atualmente comporta mil presos”, revelou. (Tatiani Magalhães)