Florianópolis - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (DEM), recebeu hoje (13) os executivos Chen Kong e Zhen Yang, representantes da estatal chinesa Beijin XJ Energy Techonology Co. Ltda. A visita é retorno da última missão parlamentar ao Oriente, realizada em março, da qual participaram, além do presidente, os deputados Jailson Lima (PT) e Kennedy Nunes (PP). A empresa tem interesse no potencial energético renovável de Santa Catarina e os executivos também serão recebidos nesta tarde pelo diretor presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Antônio Gavazzoni.
A expectativa dos chineses em relação ao potencial do Estado para produção energética é positiva. A XJ Energy tem grande experiência na área, com 70 mil empregados e forte atuação na produção de energia eólica, solar e biomassa, com um faturamento anual de mais de um bilhão e 800 milhões de dólares.
Outro fator facilitador das negociações é que a empresa está instalada na província de Henan, co-irmã de Santa Catarina, que tem atualmente cerca de 100 milhões de habitantes e mantém há quase 10 anos relações empresariais, culturais e de intercâmbio educacional e científico com Santa Catarina. Com base nesta vivência, Jailson Lima afirmou que há tratativas para uma futura parceria no aspecto cultural, promovendo a vinda de chineses para aprender o português na Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e o envio de brasileiros para estudar mandarim na China.
O ex-deputado Dagomar Carneiro (PDT) acompanhou a comitiva na visita às dependências da Casa. (Rossana Espezin)