Agora, os catarinenses têm mais motivos para estudar alemão: o governo estadual firmou um amplo acordo de irmanamento com o Estado da Turíngia, baseado no rico coração da Alemanha. A parceria assinada nesta segunda-feira na cidade de Waimar, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, abre portas para mais negócios em conjunto, mas também para intercâmbio em educação, cultura, esporte e outras oportunidades. Junto, foi firmado um acordo de cooperação entre a Investe SC, agência de atração de investimentos do Estado com a sua co-irmã alemã, a agência de investimentos da Turíngia. O acordo SC-Turíngia foi assinado pelo secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Carlos Adauto Virmond (segundo à esquerda.), o ministro da Economia, Ciência e Sociedade Digital da Turíngia, Wolfgang Tiefensee, e o cônsul-geral da Alemanha para SC e RS, Stefan Traumann. O presidente daFederação das Indústrias de SC (Fiesc), Glauco José Côrte, assinou como testemunha.
O acordo entre os dois Estados foi costurado pelo secretário Virmond, que está animado com os contatos entre empresários já durante o EEBA. Para o evento, nesta segunda-feira já estavam agendadas 23 reuniões entre alemães e brasileiros. O fato de Virmond ter estudado na Alemanha e ser fluente no idioma abriu portas.
Segunda-feira, ao discursar em alemão, ele enfatizou as semelhanças da pujança econômica dos novos estados-irmãos.
— Santa Catarina tem 1% do território do Brasil, 3% da população e é o 6º PIB do país. A Turíngia tem quase 3% da população da Alemanha e uma das economias mais fortes — destacou o catarinense.
O Estado sedia a matriz da icônica empresa Carl Zeis, conhecida por produzir as melhores lentes do mundo. A propósito, a empresa chegou a ser convidada pelo então governador Luiz Henrique da Silveira para instalar uma unidade em SC.
A Turíngia também é berço do idioma alemão. Foi lá que viveram por muitos anos nomes fortes da filosofia mundial como Johann Wolfgang Goethe (1749 - 1832) e Friedrich Nietzsche (1844-1900) O que se espera é que pela sintonia entre SC e o país europeu, muitos avanços em conjunto sejam alcançados.
Na Indústria 4.0
Há alguns anos, a indústria catarinense, por meio da Fiesc, mantém laços estreitos com a Alemanha. Um dos parceiros que renovaram acordo agora é o Instituto Fraunhofer, de Berlim. Será parceiro no desenvolvimento de tecnologias dentro dos conceitos da indústria 4.0 com o Instituto Senai de Inovação, de Joinville.
Fazenda high-tech
Uma das novidades apresentadas à missão do governo catarinense na Turíngia, onde ocorre o EEBA, é uma fazenda que implantou automação na ordenha de gado leiteiro. Pioneira no mundo, a iniciativa foi feita por uma pequena cooperativa agropecuária em Remda-Teichel. A solução consiste num carrossel com espaço para ordenhar 40 vacas. O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Virmond, ficou interessado em trazer a tecnologia para SC.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/10/sc-e-turingia-da-alemanha-abrem-portas-para-negocios-7824041.html