O estilo de vida das pessoas e o tabagismo estão relacionados à maioria dos casos
Sexta-feira 8, data em que se comemorou o Dia Mundial de Combate ao Câncer, cabe uma reflexão sobre o nosso estilo de vida. A maioria dos casos diagnosticados está relacionada e à exposição excessiva aos raios solares, a uma alimentação rica em carne vermelha, enlatados e embutidos, ao sedentarismo, ao alcoolismo e ao tabagismo. A hereditariedade e outros fatores representam a minoria dos casos.
SOL
Portanto, as recomendações médicas sobre a importância de uma alimentação balanceada, da prática regular de atividades físicas, dos cuidados com o sol, com o álcool e com o cigarro são fundamentais para uma vida com mais saúde e qualidade. No caso do câncer, outro fator determinante é o diagnóstico. "Cerca de 60% dos tumores são curáveis, desde que detectados precocemente", salienta o oncologista Maurício Bittencourt Rosa.
O médico também ressalta a importância da realização de exames preventivos, tanto para homens quanto para mulheres, tendo em vista que o câncer de pele, de mama, de próstata, de pulmão, de cólon (intestino grosso), de estômago e de colo do útero estão entre os mais comuns. O tratamento do câncer inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que há quatro anos passou a ser oferecida em São Bento do Sul, para maior comodidade dos pacientes.