Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS Os motoristas catarinenses ainda não podem comemorar o anúncio de redução do preço do combustível feito nesta sexta-feira. Em comunicado, a Petrobras anunciou a redução do preço do diesel em 2,7% e da gasolina, em 3,2% nas refinarias. Os novos valores entrarão em vigor a partir deste sábado e, se fossem repassados integralmente, deveriam levar a uma redução de R$ 0,05 por litro da gasolina e do diesel nas bombas, porém em Santa Catarina essa diminuição pode não chegar aos consumidores. Representantes do setor afirmam que não foram comunicados da redução e que preço mais em conta nas bombas depende do valor que será praticado pelas distribuidoras.
O presidente do Sindicato de Revendedores Varejistas de Combustíveis do Litoral Catarinense e Região, Giovani Testoni, afirma que o custo de distribuição é diferente no país todo e é preciso analisar quanto será reduzido pelas distribuidoras.
— Nós não fomos notificados pela Petrobrás, ficamos sabendo pela imprensa. Então a gente tem que saber o quanto cada região e cada distribuidora terá de baixa no produto. Na semana que vem vamos ter a avaliação.
Júlio Zimmermann, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau, reforça que o que reduz na refinaria é diferente do que reduz na distribuição, por causa dos impostos:
— Tem que ver a sequência disso para ver qual percentual que vai chegar nas bombas. Também recebemos o comunicado da distribuidora que o etanol vai subir em torno de R$ 0,08.
Joel Fernandes, diretor do Sindicato de Revendedores Varejistas de Combustíveis da Grande Florianópolis, também destacou que não foram notificados e que só sabem do aumento do etanol a partir deste domingo.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/10/sindicatos-dizem-que-e-cedo-para-saber-se-havera-reducao-do-preco-do-combustivel-nos-postos-de-sc-7786354.html