A produção das cervejas artesanais em Santa Catarina atingiu a marca de mais de um milhão de litros por mês. Os dados são da pesquisa promovida pela Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc).
O levantamento foi realizado com 42 marcas, das quais 35 possuem fábricas, seis são ciganas (terceirizam a produção) e uma é brewpub (bar que fabrica a própria cerveja).
As marcas são responsáveis por 302 rótulos diferentes e juntas investiram mais de R$ 22 milhões na produção em 2016.
A estimativa é de que 80% das marcas de Santa Catarina tenham respondido ao levantamento. Entres as pesquisadas, 15 estão no Vale do Itajaí e 11 na Grande Florianópolis.
As demais se dividem entre Norte, Oeste e Sul. São 28 municípios que registram atividades cervejeiras, cerca de 10% do total do Estado.
A pesquisa mostrou também que o número de marcas de cerveja artesanal praticamente triplicou em Santa Catarina nos últimos quatro anos: foram 28 novos negócios iniciados de 2013 e 2016.
Dos 42 entrevistados, apenas 14 começaram a sua trajetória de 1994 até 2012.
Sobre a Acasc
Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Acasc é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São cerca de 30 associadas em todo o Estado.
Uma das principais causas da Associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.
http://www.noticenter.com.br/n.php?CATEGORIA=57&ID=13959&TITULO=marcas-de-cervejas-artesanais-triplicam-em-santa-catarina