No Brasil, a comemoração tem início em outubro e a maior edição do evento fica em Blumenau
As curiosidades mais inusitadas sobre a Oktoberfest, maior festa cervejeira do mundo, já vem de seu surgimento há mais de 200 anos em Munique, na Alemanha. A primeira Oktoberfest ocorreu em 1810 para celebrar o casamento do rei Luís I da Baviera com a princesa Tereza da Saxônia. A festa, tão bem recebida pelos milhares de participantes, passou a ser replicada anualmente, suas proporções aumentaram gradativamente e o evento ganhou a cada ano novas atrações -- incluindo diversas opções de cerveja.
A cerveja, porém, só virou o principal símbolo da festa a partir de 1896, quando as cervejarias locais apoiaram a construção das grandes tendas onde até hoje a cerveja é servida. Hoje, a tradicional Oktoberfest é uma das maiores e mais importantes festas populares do mundo, sendo replicada em diversos países, não só no território alemão. Só a edição de Munique recebe todo ano cerca de 10 milhões de pessoas. A quantidade de litros de cerveja consumidos chega a aproximadamente sete milhões.
“No Brasil, as edições do evento começaram há 31 anos, em Blumenau. Logo na primeira edição, já atraiu metade da cidade e nos anos seguintes passou a receber turistas de outras regiões do país e de países vizinhos. Atualmente, o evento acontece em diversas cidades brasileiras, propagando a cultura alemã através de folclore, tradições, memória, música, dança, gastronomia típica, entre outras atrações”, afirma Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com.
Carros-chefes do evento, rótulos artesanais produzidos de acordo com a tradição alemã e principalmente os do estilo Oktoberfest, lagers maltadas de produção sazonal e tradicionalmente servidas no Maßkrug - canecos de 1L, que apesar de não serem os únicos comercializados na festa simbolizam a sua essência, ganham ainda mais destaque nas vendas em lojas ou bares especializados entre setembro e outubro.
“Muitos cervejeiros que querem festejar, mas não necessariamente se interessam ou conseguem participar dos eventos oficiais, celebram em casa ou em locais que oferecem cervejas alemãs e atrações culturais com um grupo de amigos. Nas lojas Mestre-Cervejeiro.com, por exemplo, comemoramos a Oktoberfest oferecendo cervejas alemãs em condições especiais, chopp de estilos alemães, opções gastronômicas, decoração e música típica, além, de claro, uma extensa variedade de rótulos da escola cervejeira alemã. Neste ano estamos presentes com a festa em mais de 40 cidades por todo o país”, conclui Wolff.
Para os brasileiros que tiverem interesse nos eventos oficiais e quiserem aproveitar as opções aqui no Brasil, a maior edição nacional da Oktoberfest acontece em Blumenau, mas também há opções da festa em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões.
APROVEITE O PERÍODO DAS COMEMORAÇÕES NAS LOJASMESTRE-CERVEJEIRO.COM
Quer aproveitar a Oktoberfest mas Munique está longe demais? A partir do dia 01/10, as lojas da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com, presente em mais de 30 cidades por todo o Brasil, darão início às comemorações de Oktoberfest com muita cerveja alemã.
E para você não errar na hora de escolher a sua cerveja, o sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com Daniel Wolff indica alguns rótulos do estilo Oktoberfest - também conhecido como Festbier -, produzido tradicionalmente para atender a demanda da festa.
“As cervejas desse estilo na Alemanha são produzidas no mês de março e estocadas a frio durante o verão, para serem consumidos entre o fim de setembro e o início de outubro, que é quando ocorre o evento lá em Munique. As Oktoberfestbiers são douradas, com perfil maltado remetendo a panificação e biscoito em conjunto com notas florais dos lúpulos alemães. São cervejas saborosas e fáceis de beber, tradicionalmente servidas no Masskrug, como é conhecido o caneco alemão de um litro”, afirma Daniel.
Veja abaixo cervejas desse estilo que você consegue encontrar nas lojas Mestre-Cervejeiro.com:
Weihenstephaner Festbier - Teor alcoólico: 5,8%
A Weihenstephan é uma das cervejarias mais emblemáticas e importantes da Alemanha. Notória por ser a cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade, ela tem origem em um mosteiro – daí o nome Weihenstephan, que vem de Santo Estêvão –, e hoje é uma empresa estatal, propriedade do estado da Baviera. A Weihenstephan é também uma das mais reconhecidas Universidades cervejeiras, e forma mestres cervejeiros do mundo todo.
A Paulaner é uma das cervejarias que participa da festa e exporta para o Brasil a sua Oktoberfestbier. Apresentando aromas de cereais e leve amargor, é uma cerveja equilibrada e fácil de beber – pode encher o Maßkrug sem medo!
Die Wiesn se chama o local onde é realizada a Oktoberfst em Munique, onde foi feito a castamente do príncipe Ludwig em 1810, ocasião que originou a festa.
A Bamberg, outra cervejaria nacional que é intensa nas tradições alemãs, também produz uma Oktoberfest que tem que ser provada. Dourada, aromas de biscoito e floral. Médio corpo, média carbonatação e bom equilíbrio entre amargo e maltado.