Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Confesso que até tenho algumas restrições com algumas de suas atitudes. Mas, por outro lado, acho um desperdício o prefeito Magno Bollmann não ter aproveitado o vereador Tadeu do Nascimento (PT) para a Secretaria de Assistência Social. O negão está com tudo em Brasília, iria com certeza correr atrás de recursos e prestar um bom atendimento à população, para garantir sua reeleição e talvez até com alguma pretensão a mais - legítima, por sinal. Outro detalhe. Seria fiel e grato a Magno e o faria com vontade. Magno precisa se cercar de quem queira trabalhar e ajudá-lo acima de tudo.
***********************************************
Avisado
Tem gente que diz que garantiu ao secretário de Saúde que o aparelho de ultrassonografia necessitava ser instalado com climatizador e que não poderia estar em ambiente com umidade. Não deu outra: queimou uma placa justamente por falta de manutenção e umidade. Também que o mesmo ficou cerca de 20 dias ligado direto sem estar sendo usado. Quem explica?
***********************************************
Passistas ou baianas
Enfim o PMDB de São Bento do Sul reconhece que mais parece uma escola de samba do que uma agremiação política. Perdeu a última eleição municipal para ele próprio; atravessou na avenida. Agora a quantidade de candidatos a candidatos mostra, conforme o ex-prefeito Fernando Mallon, a divisão em alas. Falta saber quem são as baianas, os passistas, a comissão de frente e quem vai puxar o samba enredo.
***********************************************
Nada mudou
Conversei com a delegada regional de polícia, Angela Roesler, sobre a situação prisional dos detidos em São Bento. Ela informou que continua tudo na mesma. Os presos por cometerem pequenos delitos e que não oferecem riscos à integridade da população continuam sendo liberados. Os casos mais graves continuam permanecendo na delegacia local até determinação do DEAP para transferência para algum presídio. Já o cumprimento de mandados de prisão por pensão alimentícia e outros de menor gravidade estão sendo postergados.
***********************************************
Susto
Não desejo para ninguém e, embora não tenha passado de um susto, graças a Deus, vale a pena ficar atento. Na manhã de segunda-feira fui surpreendido por um telefonema a cobrar, que nunca deixo de atender, embora não seja comum. Do outro lado uma voz feminina aos prantos chamava "pai" e pedia socorro. Logo imaginei se tratar de vagabundos, malfeitores tentando tirar alguma vantagem. Desliguei de imediato e Zuleika ligou na hora para minha filha, que felizmente atendeu, sorridente e alegre, em seu trabalho. Imagino pessoas que já passaram por situações semelhantes. São terríveis a sensação e o mal estar.
***********************************************
Alerta mais uma vez
Diante do susto que levei, quero uma vez mais fazer um apelo a você que gosta de mostrar em seu veículo, através de adesivos, quantos são em sua casa, mulher, criança, cachorro, gato, sogra, etc. Não se exponha. A polícia já tem alertado. Tem algumas pessoas que só faltam colocar o CPF, senha do banco e outros dados mais. Deixe de dar moleza para bandido. Você pode estar sendo observado, controlado e daí para o golpe é só arrumar o malandro, que é o que não falta.
***********************************************
Afundando
Funrebom, FunrebomPM. De fundo em fundo, vamos afundando. Enquanto o governo do Estado anuncia recursos, viaturas, reforço policial, caminhões para bombeiros, câmeras de vigilância, para outros municípios, é óbvio: nós ficamos torcendo para que ninguém nos roube ou assalte. Não que nossas polícias sejam ineficientes. Aliás, até já foram acusadas de produzirem presos em excesso. Falta mesmo é cadeia e investimentos por parte de quem arrecada.
***********************************************
Cada vez mais longe
Anotem o que estou escrevendo e o futuro irá confirmar. Em Joinville a bola da vez do PMDB para disputar a prefeitura é o empresário Udo Döhler, que, ungido por Luiz Henrique, deverá se filiar ao partido nos próximos dias. Líder empresarial, deverá mais uma vez ocupar a presidência da Associação Comercial e Industrial. A disputa por lá pretende ser briga de "cachorros grandes", com pedigree e tudo mais. Darci de Mattos pelo DEM - com apoio do governador Colombo -, que já disputou o segundo turno com Carlito Merss, que irá buscar a reeleição pelo PT. Kennedy Nunes pelo PP. E ainda tem o PSDB na parada. A rejeição de Mauro perante o eleitorado joinvilense também é outro grande problema. Mauro está ficando cada vez mais longe da prefeitura de Joinville.
***********************************************
Fuja que os bandidos vêm aí
O que foi e será realizado em Chapecó e a se cumprir o que prognosticou o prefeito José Caramori: "A partir de agora os criminosos mudam de profissão e viram pessoas de bem ou mudam de cidade, pois em Chapecó a segurança será máxima". Salvemo-nos! Já pensaram se eles descobrem a moleza que é aqui, que nem onde ficar preso têm? Lá o governo do Estado garantiu aumento do efetivo de mais cem policiais, investimentos de R$ 3,3 milhões em câmeras de vigilância (cem unidades) e 80 km de fibra ótica. A prefeitura doou quarenta motos, doze carros e incorporou cinquenta homens à guarda municipal. E aqui reuniões e mais reuniões, há anos, para instalar algumas câmeras, que por certo irão filmar vídeo cassetadas. Com a palavra nosso ilustre representante do governador Colombo, Flávio Schuhmacher.
***********************************************
Uwe, o coringa
Ouço muita gente falar e criticar: "Tudo é o Uwe!". Eu até carinhosamente o chamo de "Uwe man". Interessante que os "bons" não querem assumir nada. É mais fácil ficar cornetando. Enquanto isso, Uwe mostra que não é omisso, não foge às responsabilidades e coloca a cara para bater, enquanto os são-bentenses da gema se escondem.
***********************************************
Venenosas
- O povo e o eleitor querem saber? Será que o ex-vice Flávio Schuhmacher vai atender a vontade da população e deixar de receber salário sem trabalhar. Pesquisa do saite do Evolução diz que mais de 65% acham que ele não deve receber.
- Tem gente chorando lágrimas de sangue por causa do Dólar desvalorizado frente ao Real. Agora até a missa estão frequentando. Mas também não levantam a bunda da cadeira e nem se esforçam para atender pedido de amostra por parte de agentes.
- No consultório. "Bom dia, doutora. Terminei com meu ex porque ele é muito galinha e agora estou com outro. Mas ainda gosto do ex e às vezes ainda fico com ele! O que devo fazer?". Doutora: "Quem é mesmo a galinha nesta história?".
- Já tem funcionário público sendo chamado de "piercing". São aqueles que não sabem viver sem estar pendurado em alguém.
- Se realmente prevalecer o critério de "administrador capaz" para os candidatos a prefeito que querem suceder Magno Bollmann, os nomes que estão na berlinda terão que provar muito, mostrando o que já fizeram.
- E as Oscips, hein? Esta semana a Polícia Federal do Paraná se fartou de prender safados que se locupletaram de milhões através destas organizações. Você pode conferir a matéria em www.jornal evolucao.com.br.