O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciou nesta terça-feira (20) que aprovou sem restrições a aquisição, pela ArcelorMittal, de 40% do capital da catarinense Tuper. “[A operação será concretizada] pela subscrição e integralização de novas ações ordinárias que correspondem à capitalização de direitos creditórios detidos em face da Tuper”, relata o despacho publicado no Diário Oficial da União.
O negócio também envolve um contrato por meio da qual a ArcelorMittal fornecerá para a Tuper produtos de aços planos (como bobina a quente, bobina a frio, bobinas galvanizadas e galvalume). A Tuper, que tem sede em São Bento do Sul, atua na produção de soluções tubulares, automotivas, sistemas construtivos, tubos para óleo e gás, escapamentos e catalisadores.
http://www.amanha.com.br/posts/view/2845/cade-aprova-compra-de-40-da-tuper-pela-arcelormittal
Empresário Frank Bollmann
As 19:45 nossa reportagem, por telefone conversou com o empresário Frank Bollmann, presidente da Tuper Indústria Metalúrgica que estava no aeroporto de Miami embarcando para o Brasil. Logo após ler a notícia da aprovação pelo Cade da negociação de 40% de novas ações ordinárias (aumento de capital), adquiridas pela Arcelor Mital, Frank se disse feliz com a negociação, pois depois de dois anos de muitas dificuldades agora passa a contar com um novo sócio, conhecido e que é o maior produtor de aço do mundo. O dobro do segundo colocado. A negociação e muitos detalhes ainda serão definidos num acordo de acionistas e o importante é que a empresa sai fortalecida pois terá acesso a novas tecnologias, retomadas das exportações e a garantia do fornecimento de matéria prima. Frank disse que só lamenta a demissão de muitos colaboradores, equipe que foi formada na família Tuper. Ganha São Bento do Sul, ganha Santa Catarina e o Brasil.