Um acordo entre o Ministério Público e empresas de colocação de outdoors vai retirar propagandas de algumas das principais avenidas de Balneário Camboriú. A ideia é reduzir a poluição visual e combater os anúncios ilegais _ um levantamento do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior (Sepex-SC) mostrou que propagandas irregulares correspondiam a 60% dos painéis.
A proposta, apresentada pelo promotor André Otávio Vieira de Mello, responsável pela 5ª Promotoria de Justiça e acordada com o sindicato, proíbe propagandas em toda a extensão da Avenida Atlântica, Martin Luther, Avenida das Flores, Avenida Santa Catarina, Avenida do Estado e Estrada da Rainha, além de limitar a instalação na Praia de Laranjeiras, na Rodovia Interpraias e na zona histórica da cidade, no Bairro da Barra.
Com o acordo, pelo menos 80 outdoors serão retirados, a maioria da região central. As empresas que atuam no setor terão o número de espaços disponíveis fixado e regulamentado e, independentemente de onde tenham instalado os outdoors, não podem impedir a visão da praia. Os que permanecerem terão que respeitar distância mínima de 60 metros um do outro.
O acordo proposto pelo MPSC também intervém na luminosidade dos painéis eletrônicos, que atrapalham a visão dos motoristas. O brilho terá que ser alterado de acordo com as estações do ano, sendo mais intenso no verão, e durante a noite a luminosidade precisará ficar em 12%.
A expectativa é que a assinatura ocorra nas próximas semanas. O Sepex tem intenção de sugerir o mesmo modelo de regulamentação para Itajaí.
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2016/09/balneario-camboriu-tera-que-retirar-das-ruas-80-outdoors-para-reduzir-poluicao-visual-7510558.html