Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ALESC - Balanço do dia - Deputados reclamam da concentração de recursos na Capital

Quarta, 13 de abril de 2011

        

Florianópolis - A infraestrutura foi um dos temas mais abordados da sessão ordinária de terça-feira (12). O investimento de R$ 172 milhões do governo do Estado para concluir a restauração da Ponte Hercílio Luz causou a reação do deputado Darci de Matos (DEM). “É no mínimo um absurdo, uma vergonha, um descaso”, reagiu o parlamentar, afirmando que o recurso é quatro vezes maior do que o valor destinado para Joinville, município detentor do maior PIB catarinense. “Esta reforma da ponte vem se arrastando há 10 anos, estes valores precisam ser revistos”, afirmou.
A concentração de recursos também foi combatida pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB), que defendeu mais obras de infraestrutura para os municípios localizados ao longo da BR 116. “Chega de investimentos só no litoral, o interior clama por melhorias, inclusive mais indústrias, o dinheiro precisa subir a serra”, enfatizou o parlamentar. Ele citou o exemplo do cultivo de fumo, produto retirado do interior para ser processado em centros maiores. “Queremos uma indústria fumageira no Planalto Norte”, insistiu.
O deputado Dirceu Dresch (PT), em contrapartida, pediu mais investimentos na agricultura para a manutenção do modelo familiar, dominante no Estado, ameaçado pelo êxodo rural, resultado da falta de oportunidades no campo. Seu companheiro de partido, deputado Jailson Lima, disse que enquanto uma comitiva de deputados esteve hoje em Brasília para reivindicar soluções definitivas para o atraso da duplicação da BR 101 Sul e da demora no início das obras da duplicação da BR 470, as rodovias estaduais – única ligação entre municípios do interior – estão em péssimo estado, o que prejudica a economia do Estado, com destaque para a agricultura.
Exportação
O deputado Mauro de Natal (PMDB) comemorou a abertura da abertura de mercado chinês para a importação da carne suína brasileira divulgada segunda-feira (11). Santa Catarina tem grandes expectativas de exportação já que a carne suína é a quinta no ranking de exportações catarinenses, com destaque para países como a Ucrânia, a Rússia e Cingapura. “Isto é uma vitória para o nosso agricultor, que dizem que acorda com o galo, mas que sabemos, está trabalhando tanto que acorda o próprio galo”, brincou.
Educação e esportes
Com base em pesquisa recém divulgada sobre os 100 dias do governo Raimundo Colombo, a deputada Luciane Carminatti (PT) afirmou que os catarinenses depositam na educação as chances de melhorar a qualidade de vida no Estado. A parlamentar sugeriu então alguns pontos estratégicos para dinamizar o setor como melhoria do piso salarial do magistério e implantação de plano de cargos e carreira; adoção de processos democráticos com o fim da indicação política de diretores de escolas; capacitação permanente para todos; inclusão; contratação de merenda escolar produzida pelos agricultores catarinenses; equipamentos tecnológicos na sala aula e boa infraestrutura como bibliotecas, etc.
O deputado Neodi Saretta (PT) solicitou à Secretaria de Estado Turismo, Cultura e Esporte e à Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) a construção de uma pista de atletismo sintética em Concórdia. “Nós temos apenas uma pista sintética em Santa Catarina, enquanto o Paraná tem seis e o Rio Grande do Sul, 10”, comparou. Saretta justificou o pedido com o bom desempenho das escolinhas de esporte do município que estão revelando novos talentos.
Autoescolas
O deputado Sargento Soares (PDT) classificou de grande equívoco do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o fechamento de 57 autoescolas sob alegação de que abriram sem passar por um processo de licitação, conforme prevê lei estadual de 2006. A decisão, segundo Soares, causou o desemprego de cerca de 2 mil pessoas, além de deixar vários municípios sem acesso ao serviço. O deputado Maurício Eskudlark (PSDB) apoiou o pronunciamento e propôs que se forme uma frente parlamentar para acompanhar este caso. Ele sugeriu ainda recorrer à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria de Segurança para evitar prejuízo para estes empreendedores.
Governo
Membro da bancada governista, o deputado Gilmar Knaesel (PSDB) elogiou o desempenho do governo Luiz Henrique da Silveira citando progressos que o setor de turismo fez nos últimos oito anos. O discurso foi apoiado pelos deputados Elizeu Mattos (PMDB), que ressaltou o saldo na arrecadação do Estado nos últimos anos, e o primeiro vice-presidente, Moacir Sopelsa (PMDB), que afirmou que é visível o progresso que o Estado alcançou nos últimos dois mandatos. (Rossana Espezin)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA