O Sul do Brasil poderá ter neve no próximo fim de semana, de acordo com o Instituto Climatempo. Uma grande e forte frente fria promete mais chuva, mais vento e uma intensa massa de ar frio, de origem polar, que vai fazer o Brasil voltar a sentir o frio de inverno.
Os mapas mostram a simulação da neve feita pelos computadores. A possibilidade de nevar vem sendo confirmada diversas vezes desde o dia 15 de agosto. Enquanto ar polar esfria a atmosfera, o ciclone extratropical da frente fria garante a suprimento de umidade para a formar as nuvens que poderão provocar a neve.
A previsão é que a neve caia durante o domingo, 21 de agosto, sobre áreas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há possibilidade de nevar várias vezes durante o dia, desde a madrugada do domingo.
Na segunda-feira não haverá mais condições para a formação de nebulosidade. O frio será intenso e o céu fica quase sem nuvens permitindo a ocorrência de geada generalizada sobre a Região Sul. Pode voltar a gear na Grande Porto Alegre e na Grande Curitiba.
Neste ano já tivemos três eventos de neve no Sul; em 27 de abril, 10 de junho e em 17 de julho.
paranaportal