Enquanto os olhos do mundo se voltam para o Brasil com as Olimpíadas Rio 2016, empresas catarinenses também vibram por participar com seu mix de produtos na “vitrine” do evento. Em várias frentes e nichos do mercado, as marcas de várias regiões de Santa Catarina estão presentes na gastronomia, na tecnologia do vestuário, nas inovações e até mesmo nas obras que abrigam as competições.
Com a onda da gourmetização da linguiça, empresários de Pomedore, no Vale do Itajaí, conseguiram emplacar o produto nos pratos dos competidores da delegação húngara. Desenvolvida pela empresa Olho Embutidos e Defumados, a Linguiça Húngara é feita com 95% de pernil suíno, baixo teor de gordura, embutida em tripa de carneiro, e com um sabor picante.
“Com a Olimpíada tivemos a oportunidade de levar um produto nosso até uma delegação internacional, aumentando a visibilidade da nossa marca e também foi uma forma de mostrar o valor da produção catarinense. É uma honra imensurável”, disse o tecnólogo de alimentos Luiz Antonio Bergamo. Ele e o sócio Rolf Konell Jr comemoram a participação e explicam que foi um dos acontecimentos mais marcantes para a história do empreendimento.
A empresa é uma das seis primeiras do estado a receber o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisb). Na última década, a empresa cresceu 400% em pontos de venda, passando de 149 para 747. Para manter o crescimento, que deve chegar a 20% este ano, a empresa conta com 25 colaboradores.
Esportes aquáticos
Coletes de flutuação, do tipo salva-vidas, e o uniforme de água e de terra para os atletas brasileiros da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), também carregam o selo catarinense. Os fornecedores, de Florianópolis, são os sócios Flávio Maurano e Márcio Anselmo de Nogrega. Eles estão à frente da Nob Multisports, especialista em fabricar produtos náuticos, e da Skyhill, que há pelo menos 20 anos vende produtos de neoprene e linha fitness.
“Nossos produtos são criados em conjunto com atletas profissionais, que os testam em condições extremas e contribuem para um desenvolvimento constante e também no investimento em tecnologia”, disse Maurano.
As marcas que trabalham em clima de simbiose, faturaram R$ 3,6 milhões em 2015. “Estamos trabalhando para pelo menos manter esse valor esse ano. Temos investido na exportação, já vendemos produtos em pequena quantidade para 30 países”, completa.
Inovação
Reconhecido como "celeiro de novos negócios", o estado também é representado por uma inovação que está em teste durante o evento. Trata-se do banheiro portátil Número 1, desenvolvido em Florianópolis. Os lotes foram testados durante as provas de corrida, ciclismo, rugby, pentatlo e vôlei.
Na versão olímpica, o banheiro portátil N1 foi feito com papel reciclado, com camada interna absorvente feita de manta de celulose reciclada. “Nossa ideia é tornar o ‘lixo’ em resíduo amigo e triturar os N1 usados para oferecer para o agronegócio como fertilizante, fechando o ciclo, uma vez que a inovação não tem agentes agressivos ao meio ambiente”, disse o inventor Flávio Boabaid. O novo banheiro portátil é capaz de absorver até um litro de urina, eliminando o mal cheiro, e pode ser usado em qualquer lugar que ofereça a mínima privacidade.
Obras
A Ciser Parafusos e Porcas, que é a maior fabricante de fixadores da América Latina, com unidade em Joinville, também está presente nas obras realizadas pelas construtoras que ganharam concorrência para construção das estruturas utilizadas nas Olimpíadas Rio 2016. Dentre elas, arenas multiuso, o parque olímpico, a arena e complexo aquático, o complexo de tênis, arena de handebol, velódromo e o Centro de Transmissão Internacional.
Segundo o gerente de gestão de vendas e marketing Flávio Mandelli, apesar da crise foi possível melhorar o faturamento com as obras para receber o evento. A estimativa para fechar o ano é de 60 mil toneladas de produtos. “A realização da Olimpíada contribuiu para um incremento na produção”, disse.
A companhia, fundada em 1959, tem capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês e 27 mil produtos agrupados em 436 linhas para atender a 20 mil clientes em mais de 20 países. Os produtos cobrem diversos segmentos, como metal-mecânico, construção civil, estruturas metálicas, eletroferragens, agronegócio, automotivo, linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica, ferroviário, moveleiro, varejo e atacado.
G1