Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fundação Fritz Müller está com inscrições abertas para o Projeto Pescar

Sábado, 09 de abril de 2011



Blumenau - Nessa segunda-feira, dia 11, é a vez dos alunos das escolas estaduais Hermann Hammann (Fortaleza), Dr: Max Tavares (Itoupava Norte) e Jonas R. C. Neves (Fidélis) fazerem inscrições para o curso “Vendas e Atendimento ao Cliente”, que está sendo oferecido pela Fundação Fritz Müller (FFM)  em parceria com a rede de lojas Havan, por meio do Projeto Social Pescar. Podem se inscrever jovens com idade entre 16 e 19 anos. A última oportunidade para se inscrever é na terça-feira, dia 12, na sede da FFM. As escolas Prof. João Widemann e Prof. Heriberto Joseph Müller também foram contempladas com período de inscrição. As aulas terão início em maio.

Vinte alunos serão selecionados para fazer o curso que tem duração de oito meses. Eles  receberão vale-transporte, lanche, material didático e uniforme, seguro de vida coletivo para o grupo, além do certificado no final do curso.

Além de conteúdos práticos e teóricos relativos ao tema do curso, os alunos também receberão conhecimentos de formação humana e cidadania. A responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Fundação Fritz Müller, Graziele Balestieri, explica que 60% do conteúdo abrange comportamento e cidadania, por isso, os adolescentes estarão aptos, inclusive, para exercer funções administrativas.

Os investimentos com o curso serão rateados de forma igualitária entre a Fundação Fritz Müller e a Havan. Ao final do curso, alguns estudantes poderão ser contratados pela própria Havan ou por qualquer outra empresa que necessite de mão-de-obra qualificada.

Conforme Aurélio Paduano, gerente de gestão de pessoas da Havan, o objetivo da rede é investir na comunidade de Blumenau, onde tem duas lojas (Shopping Neumarkt e Castelo Havan) e irá inaugurar outras duas ainda neste ano (Blumenau Norte Shopping e Shopping Park Europeu), promovendo aos jovens e adolescentes esta oportunidade de educação e inserção ao mercado ao trabalho.

A Havan irá acompanhar todas as fases do projeto, absorvendo, ao final da formação, a demanda de jovens que desejarem atuar na área comercial, para suprir vagas de emprego em suas lojas. “Queremos, acima de tudo, formar esses jovens como cidadãos, confirmando nossa responsabilidade social para com a cidade de Blumenau”, comenta Paduano.

Para a diretora-executiva da Fundação Janete Bachmann, o curso representa uma oportunidade de a FFM oferecer ao mercado de trabalho mão-de-obra qualificada. “Na fundação já oferecemos cursos de educação continuada e especializações. Porém, são para profissionais já graduados. Com o Projeto Pescar, estamos atingindo também os estudantes do nível médio e que estão em busca do seu primeiro emprego”, avalia.


Projeto Pescar

 O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de franquia social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social. Os cursos oferecidos contemplam oito áreas de formação profissional: indústria, comércio, comunicação, construção civil, gestão, informática, turismo e hospitalidade e imagem pessoal.


Histórico

Em 1976, o empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e presidente da Linck S.A, de Porto Alegre (RS), teve uma ideia visionária. Com sua vontade e determinação, foi o responsável pela implantação de um sistema que, mais tarde, iria se tornar uma tecnologia social pioneira no Brasil. Nas dependências da sua própria empresa, abriu espaço para jovens em vulnerabilidade social aprender uma profissão. Surgia assim à primeira turma do Projeto Pescar com 15 jovens que foram capacitados na Escola Técnica Linck, como era conhecida na época. Atualmente, é denominada Unidade Projeto Pescar Geraldo Linck, em homenagem ao fundador já falecido.

Desde sua criação, na década de 70, o Projeto Pescar já atendeu mais de 15,5 mil jovens que passaram pelas organizações franqueadas. A Rede Pescar é composta por 120 unidades, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, entre outros estados. Conta também com unidades na Argentina e no Paraguai.

Ao longo de mais de três décadas, o projeto-piloto que Geraldo Linck iniciou, na década de 70, foicomprovado como de sucesso. A partir desta ideia, surgia o pioneiro modelo de Franquia Social, institucionalizado em 1988, e dirigido a gestores que desejam investir em um projeto de cunho social de impacto na comunidade do seu entorno.


Fundação Projeto Pescar

A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como mantenedoras empresas e instituições privadas e públicas. Instituída em 1995, tem o foco de disseminar o modelo pioneiro de Franquia Social e replicar a tecnologia social desenvolvida com o Projeto Pescar no Brasil. Seu principal objetivo é sensibilizar e envolver organizações no resgate da cidadania e na preparação de adolescentes em vulnerabilidade social por meio do exercício de uma profissão, promovendo assim sua inclusão social.

A expertise do Projeto Pescar, nestes 34 anos dedicados à educação e capacitação profissional, é hoje compartilhada com as franqueadas que mantêm suas próprias Unidades Pescar e encaminham os jovens formados ao mercado de trabalho.


Fundação Fritz Müller

A Fundação Fritz Müller é uma instituição de educação privada, sem fins lucrativos, que tem por missão promover a educação, incluindo o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural. Seu posicionamento estratégico é voltado para a entrega de soluções educacionais, empresariais e continuadas, de alto valor agregado, através de parcerias estratégicas e oferta de produtos diferenciados, além de profissionais altamente qualificados.

A instituição trabalha hoje em parceria com a Furb, maior universidade do Médio Vale do Itajaí, o Sebrae e a Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais, uma das escolas mais importantes em educação corporativa do Brasil. A FDC conquistou a sexta posição entre as melhores escolas de negócios do mundo e a melhor da América Latina, segundo o ranking do Financial Times de Educação Executiva, publicado em maio de 2010.

Um dos treinamentos mais conhecidos oferecido pela Fundação Fritz Müller, em parceria com a FDC, é o PAEX - Parceiros para a Excelência. O programa tem por objetivo implementar um modelo de gestão empresarial integrado com aplicação de metodologias focadas em melhoria de competitividade, intercâmbio intensivo com outras empresas e busca de soluções adequadas e flexíveis, além de dividir esforços e otimizar resultados, orientando para o planejamento e gerenciamento dos próprios recursos. O Paex integra mais de 350 empresas de médio porte organizadas entre grupos regionais no Brasil, no Paraguai, no Chile e em Portugal.  Circulam, anualmente, pelos seus programas abertos e fechados cerca de 20 mil executivos.


Havan
A Havan é uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, com 22 unidades em Santa Catarina e no Paraná. Soma cerca de 160 mil metros quadrados de área de vendas (em todas as unidades) e gera quatro mil empregos.

A empresa foi fundada em 26 de junho de 1986, como uma pequena loja de atacado de tecidos, em Brusque (SC). Completa 25 anos em 2011. As lojas Havan se destacam pela grandiosidade, seja em área física, na variedade ou na quantidade de produtos oferecidos. Mais de 100 mil itens são comercializados pela rede, que oferece em suas lojas, setores de moda, cama/mesa/banho, bazar, brinquedos, eletroeletrônicos, camping, tapetes/decoração, utilidades para o lar, material escolar, entre outros.

Em 2011, a Havan deve recolher em torno de R$ 500 milhões em impostos e benefícios. A rede tem uma forte relação com a comunidade, através do apoio a projetos sociais, culturais e esportivos.

A empresa se consolida nos mercados onde atua pela sua forma inovadora de fazer varejo. A Havan foi pioneira no Sul na expansão do horário de atendimento, abrindo suas lojas aos domingos e feriados. Mantém um sistema próprio de financiamento, com o Cartão Havan, que permite aos clientes parcelarem suas compras em até cinco vezes sem entrada e sem juros.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA