São Bento - O prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, participa nesta sexta-feira, dia 08, do Seminário de Gestores Municipais. O ato acontece em Blumenau e envolve cem prefeitos catarinenses, tendo como organizador o deputado Décio Lima e o Ministério das Cidades. Além do prefeito, participa do encontro o assessor de Governo da Prefeitura, Luiz Cláudio Schuves, além da equipe técnica responsável pela elaboração dos projetos.
Dirigido a prefeitos e técnicos, o evento conta com palestrantes do Ministério das Cidades e do Ministério da Saúde, que orientam as prefeituras sobre recursos do governo federal, disponíveis por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Ao todo, são quatro palestras, sobre os temas habitação, mobilidade urbana, saneamento e saúde. Vão palestrar o Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima; Leodegar da Cunha Tiskoski, titular da Secretaria Nacional de Saneamento, e Inês Magalhães, titular da Secretaria Nacional de Habitação. O presidente da Fundação Nacional de Saúde, Faustino Lins, representará o Ministério da Saúde.
Para Magno, é de suma importância a participação neste seminário, principalmente da equipe técnica responsável pela elaboração dos projetos. “Sabemos que apenas são contemplados os projetos bem feitos. Capacitando a equipe, diminuem-se as possibilidades de erro e São Bento do Sul pode, com mais facilidade e embasada num projeto sério, receber recursos federais”, relatou o prefeito.
PAC 2
Há um ano o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como PAC 2. Com investimentos divididos entre 2011 e 2014, somando R$ 1,59 trilhão em obras nas áreas de Energia, Água e Luz Para Todos, Comunidade Cidadã (aumento da cobertura de serviços nas cidades), Minha Casa, Minha Vida, Transportes e Cidade Melhor (voltadas para as cidades). Para pleitear recursos, as prefeituras precisam fazer projetos e enviar ao ministério da área pertinente.