O conhecimento técnico pode ajudar na produtividade dos profissionais, porém, outros fatores emocionais também podem interferir na rotina dos escritórios. A desmotivação pode interferir nos resultados. Uma empresa de internet de Mogi das Cruzes, para melhorar o desempenho da equipe, resolveu investir nos próprios funcionários.
“A gente começou a melhorar os benefícios, uma flexibilidade no horário, colocamos máquinas de café para os funcionários para descansarem na hora do café. O pessoal começou a perceber essa diferença na hora de participação de lucros e resultados e isso está refletindo na produtividade”, explica o diretor da empresa, José Mário dos Santos.
Para a auxliar de escritório Débora Santos, essas mudanças refletem no dia a dia da empresa. “O estresse, a energia quando está pesada, contamina todo mundo.” Para o gerente de vendas Givanildo Alves, os funcionários estão motivados a transformar o ambiente de trabalho. “Quando vem alguma coisa que é ruim, temos que nos empenhar para transformar isso em uma coisa boa.”
Outro ponto foi facilitar a comunicação com a chefia. No primeiro mês de mudanças, as vendas superam em 20% a meta. “Ao invés de demissões, nós estamos admitindo”, comenta o diretor. Para o técnico em tecnologia da informática Gideão de Figueiredo, as mudanças deixaram os funcionários mais confiantes. “Você vê que a empresa acredita no seu trabalho, te dá uma liberdade e, ao mesmo tempo, você se utiliza disso a seu favor, ao seu nível pessoal para ficar por dentro do mercado de trabalho.”
A consultora de carreira Thais Verona diz que a empresa só alcança os resultados que busca se tiver em uma equipe motivada para produzir mais e melhor. “Olhar para as pessoas, em primeiro lugar, porque os seus colaboradores são as suas principais ferramentas. Planejar e ter metas faz toda a diferenças.”
Thais acredita que cinco pontos são fundamentais: metas claras para que a equipe fique alinhada e defina as tarefas mais importantes; a equipe engajada faz com que aumente a produtividade; o planejamento evita problemas; o líder que está próximo da equipe aumenta a motivação e faz com que ninguém fique isolado; as regras devem ser respeitadas, principalmente no que diz respeito ao uso das redes sociais no ambiente de trabalho. “Se você aplicar tudo isso no seu dia a dia, rapidamente verá um resultado”, finaliza.