São Bento - Um encontro na residencia de Marli J. Fedoryszye organizado pela Agente Comunitária Célia Aparecida Correia de Freitas do ESF) 8 (Estratégia da Saúde da Família e micro área 3, reuniu cerca de quinze mulheres na tarde desta quinta-feira (07). Elas discutiram o tema climatério e seus sintomas e ainda receberam informações sobre os procedimentos de atendimento médico e dentário na unidade.
Segundo a enfermeira Marcília Ruthes Olinisky os encontros organizados pelas agentes aproxima a comunidade da Unidade de Saúde. “Isso é muito importante para o direcionamento do trabalho efetuado no posto, pois são nesses encontros que conseguimos esclarecer dúvidas da comunidade além de conhecer melhor a realidade de cada micro área”, relata Marcília.
Célia contou que em um ano e meio de trabalho junto a comunidade já efetuou dois encontros. “Procuramos pela família que tem interesse em ceder um local, uma varanda, garagem, para reunir mais pessoas da rua e assim a conversa flui onde geralmente surgem dúvidas que dificilmente seria debatida junto a Unidade de Saúde”, explica a agente que reforça que a informalidade do encontro deixa os moradores mais a vontade para fazer os questionamentos e dar suas opiniões.
A voluntária Marli, que pela primeira vez participou da iniciativa já disponibilizando sua casa para o encontro, garante que o trabalho conjunto trás muitas melhorias para o dia a dia das pessoas. “Pra mim o assunto debatido é novidade e além de aprender pensei na possibilidade de mais pessoas terem acesso a essa informação, por isso aceitei que o encontro fosse na minha casa”, destaca. Neste mesmo dia aconteceu outra reunião na casa de Lindacir Stoeberl com abordagem do tema Câncer de Mama.